Iniciativas do Serviço Educativo do Edifício dos Paços do Concelho

01.04.2008

Crianças escutam a explicação da monitora do Serviço Educativo do Edifício dos Paços do Concelho sobre a vida e obra do artista catalão Miró. De uma pequena mala vão saindo objectos que são explorados pedagogicamente, executando os alunos, posteriormente, um jogo/questionário enquadrado na temática focada.

É ainda sugerido aos professores a dinamização, “a posteriori”, de uma actividade na área da expressão plástica relacionada com a obra daquele artista, sendo que estes trabalhos estarão patentes em Outubro numa das Galerias Municipais.

É o terceiro ano em que o Projecto “Paços na Escola “ é levado a cabo nos estabelecimentos de ensino do 1.º Ciclo do concelho, com o objectivo de fomentar a Educação para a Arte e de despertar nos alunos o interesse pela visita às Exposições das Galerias Municipais.

Relacionado com os “Paços na Escola” dinamizou-se a primeira sessão da actividade “Mala de Ferramentas”. Na ocasião foram apresentados, nos “(Es) Paços Criativos” (Travessa Luís Cardoso, em Torres Vedras), as malas de artistas utilizadas naquele Projecto, alusivas à vida e obra de Picasso, Amadeu de Souza Cardoso e Miró (26/1); na segunda sessão (23/2) o psicólogo Miguel Carvalho abordou, no mesmo local, a temática da importância do jogo na infância; e na última destas sessões (29/3) os participantes fotografaram na Praça do Município com uma Pin-hol (máquina fotográfica artesanal), orientados por Cristina Couto.
Publicado: 22.04.2013 - 18:16 horas