Iniciativas do Serviço Educativo da Biblioteca Municipal

12.05.2008

Eugénio de Andrade foi o autor mais votado num Concurso promovido pela Biblioteca Municipal, durante o mês de Março, intitulado “Quem é o seu poeta favorito?”.

Esta iniciativa inseriu-se nas comemorações do Dia Mundial da Poesia (21 de Março) que foram levadas a cabo durante o referido mês naquele espaço.

Para além desta acção ofereceram-se diariamente, numa caixa, poemas seleccionados – “A Janela da Poesia”; colocaram-se árvores, na Biblioteca, onde os utentes deste equipamento puderam fixar poemas dos seus poetas favoritos ou da sua autoria – “As árvores que dão poemas”; proporcionou-se, na Sala Multimédia da Biblioteca, a audição de obras de alguns dos mais importantes poetas portugueses do século XX – “As vozes dos poetas”; e Filipe Lopes, do Grupo “O Contador de Histórias”, dinamizou, no dia 11 de Março, no Auditório Municipal, a Oficina “Ah, isto é que é Poesia!?, para alunos do 3.º Ciclo e do Secundário, em que se tentou mostrar que a Poesia, afinal, não é uma “chatice”…

Já Abril foi um mês que o Serviço Educativo da Biblioteca Municipal dedicou às comemorações do Dia Internacional do Livro Infantil (2 de Abril) e do Dia Mundial do Livro (23 de Abril).

Neste âmbito esteve patente, naquele espaço, uma Exposição intitulada “História da Língua Portuguesa”, concebida pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (2 a 30/4); de novo Filipe Lopes, do Grupo “O Contador de Histórias”, dinamizou, não uma Oficina, mas sessões de contos para crianças dos 1.º e 2.º Ciclos, no Auditório Municipal, denominadas “Histórias com Bicho”, e uma outra para adultos, na Sala da Hora do Conto da Biblioteca Municipal, designada “Histórias Politicamente Correctas” (22/4); alunos da turma 6.º F da Escola Básica Integrada Padre Francisco Soares apresentaram, a crianças dos 3.º, 4.º e 5.º anos, no Auditório Municipal, um espectáculo de Teatro, denominado “O Freguês Caloteiro, Fábulas e outras Histórias” (23/4); e Paulo Lages orientou, para alunos do Secundário, também neste último espaço, o Ateliê “Frei Luís de Sousa: uma Leitura Cénica”, que contou com o apoio da Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas (30/4).
Publicado: 22.04.2013 - 18:17 horas