Iniciativas do projeto "Fábrica das Histórias" prosseguem

08.04.2011

Imagem do "feijoeiro mágico" que "invadiu" a "Fábrica das Histórias"

Um “feijoeiro” concebido com muita criatividade a partir de tecidos reaproveitados por membros do Clube Sénior “invadiu” a Fábrica das Histórias - Casa Jaime Umbelino no dia 21 de março, dando-lhe um toque de fantasia muito especial.

Inspirado na árvore trepadora da história João e o Pé de Feijão, este “feijoeiro mágico”, que é fruto de um desafio do projeto Fábrica das Histórias, estará a partir do dia 30 de abril em itinerância por outros locais. Em torno desta instalação estão a realizar-se um conjunto de oficinas destinadas à comunidade escolar e ao público em geral denominadas João e os Pastéis de Feijão que resultam do cruzamento daquela história tradicional com a referência histórica à receita dos pastéis de feijão de Torres Vedras.

No âmbito de um outro desafio da Fábrica das Histórias – denominado A Árvore das Histórias – 233 alunos e professores de 4 estabelecimentos de ensino (escolas básicas integradas Padre Vítor Melícias e Padre Francisco Soares, Escola Secundária de Henriques Nogueira e Jardim de Infância da Ponte do Rol) plantaram, no dia 21 de março, no Parque Verde da Várzea, em Torres Vedras, 4 árvores. Junto à “oliveira do paraíso”, situada no centro do relvado deste parque, contaram histórias e criaram um “estendal de encantar” que ficou suspenso na mesma, para além de terem também cantado e dançado nesse local.

Já no dia 7 de abril, a Escola Secundária de Henriques Nogueira dinamizou na Fábrica das Histórias e na sua zona exterior, integrado na iniciativa Sabores de cada Saber (que contou com a parceria da Câmara Municipal), a atividade Roubar Histórias às Estrelas. Nesse âmbito, à noite, contaram-se histórias, cantaram-se músicas, apresentaram-se dramatizações, projetaram-se imagens e fizeram-se desenhos alusivos às estrelas, tendo ainda o professor Máximo Ferreira proferido uma palestra sobre a temática da atividade (que cruzou a astronomia e a literatura), o que foi acompanhado pela leitura de poemas relacionados. Anteriormente, durante o mesmo dia, alunos daquela escola executaram uma intervenção na fachada da Fábrica das Histórias também relacionada com a temática da ação.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Publicado: 22.04.2013 - 18:28 horas