Iniciativas da biblioteca municipal

20.05.2009

A biblioteca municipal tem promovido um vasto e interessante conjunto de acções.

Destas, realce-se: uma sessão da iniciativa Quintas com Livros em que a comunidade de leitores desta biblioteca abordou O Cozinheiro Alemão, da autoria de Mafalda Ivo Cruz, tendo esta escritora estado presente nesta acção (14/5); um ateliê dinamizado por Sérgio Letria (da Fundação Saramago), em torno do livro A Maior Flor do Mundo, em que participaram 66 alunos do 1.º ciclo do ensino básico (28/4); o concurso Partilha de Palavras, realizado no Dia Mundial do Livro (23/4), em que alunos das escolas secundárias com 3.º ciclo de Henriques Nogueira e de Madeira Torres, bem como da Escola Secundária da Lourinhã, fizeram leituras expressivas/declamações de poemas que foram avaliadas por um júri (esta acção foi organizada pelos referidos estabelecimentos de ensino com o apoio da biblioteca municipal); o encontro de contadores de histórias Abraço de Contos que foi presenciado por 305 crianças do ensino pré-escolar e dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico e por cerca de 60 adultos (22/4); o teatro História do 25 de Abril, apresentado pela companhia Teatro Azul, a que assistiram 96 alunos do 3.º ciclo do ensino básico (20/4); e o encontro (que se dividiu em duas sessões) com o escritor João Pedro Mésseder em que participaram 172 crianças e adolescentes dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico (24/3).

De referir, ainda, que Março foi para a biblioteca municipal Mês da Poesia. Nesse âmbito desenvolveu-se um conjunto de iniciativas das quais se destaca uma Noite Al Bertiana (18/3); e uma distribuição de rebuçados com poemas na zona central de Torres Vedras no Dia Mundial da Poesia (21/3).

Publicado: 22.04.2013 - 18:21 horas