Deficiência visual foi pelo nono ano temática de semana de atividades

08.11.2022

Imagem da atividade

A nona edição da Semana da Visão decorreu entre os passados dias 24 e 31 de outubro.

Esta iniciativa, com que se pretendeu sensibilizar a comunidade para a deficiência visual e alertar para a importância dos cuidados a ter com a visão, foi organizada pela Câmara Municipal em parceria com o Município da Lourinhã, tendo contado com o apoio da Pax Óptica, do Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias, da Escola Secundária Henriques Nogueira (enquanto entidades de ensino de referência para a Deficiência Visual) e do Centro Qualifica.

Das atividades realizadas no âmbito da IX Semana da Visão, saliente-se:

• os rastreios da visão, integrados nas Oficinas do Saber, realizados em cinco instituições para o público sénior e dinamizados pela Pax Óptica, os quais abrangeram cerca de 131 seniores;
  • a atividade “Sentir o Parque Verde”, a qual proporcionou a elementos do GADV (Gabinete de Apoio à Deficiência Visual) explorarem, no Parque Verde da Várzea, alguns dos seus sentidos (nomeadamente o tato e a audição), por meio do contacto com espécies de flora e a identificação de alguns sons característicos de zonas verdes;
  • as “Conversas Revelando a (D)Eficiência”, que tiveram lugar na Escola Secundária Henriques Nogueira (para formandos adultos) e na Escola Padre Vítor Melícias (para um público mais jovem), dinamizadas pela Câmara Municipal, as quais contaram com a participação de elementos do GADV;
  • o Torneio de Goalball realizado na Escola Padre Vítor Melícias, o qual foi aberto à comunidade escolar e à comunidade em geral, e que contou com a participação de estudantes e de elementos do GADV;
  • a “Terapia pelos Sentidos”, dinamizada pela APECI (Associação para a Educação de Crianças Inadaptadas de Torres Vedras), e realizada em simultâneo no Agrupamento de Escolas da Lourinhã, destinada a munícipes com deficiência visual;
  • a segunda apresentação do teatro Cada um com o seu olhar no Teatro-Cine, à qual assistiram alunos da Escola Secundária Henriques Nogueira e diversos seniores de centros de dia do Concelho;
  • a ação “Andar na Rua é Acessível?”, a qual foi dinamizada por elementos do GADV, em conjunto com o grupo Andar na Rua e alunos da Escola Secundária Henriques Nogueira, com que se explorou a temática da acessibilidade no espaço público e escolar para pessoas com deficiência visual;
  • o concerto sensorial TRADEDUCA, realizado pelos Modo Vilão no Centro de Artes e Criatividade, uma outra ação aberta à comunidade, na qual se experienciou através do som o reconhecimento de instrumentos musicais portugueses, com a interpretação de algumas músicas tradicionais.

De referir que nas diversas atividades da IX Semana da Visão contabilizaram-se mais de 800 participações (de utentes do GADV, familiares dos mesmos e outros elementos da comunidade).

Refira-se ainda que com a edição deste ano da Semana da Visão pretendeu-se comemorar o 9.º aniversário do GADV.

De recordar que este serviço da Câmara Municipal conta com uma equipa técnica responsável pelos respetivos atendimentos e pelo acompanhamento de indivíduos com deficiência visual e suas famílias. Promove ações em parceria com a ACAPO e a Pax Óptica, servindo de mediador junto dos serviços públicos e privados, na procura de soluções eficazes, numa avaliação caso a caso. Atualmente, o GADV acompanha mais de 50 indivíduos (alguns oriundos de concelhos vizinhos), procurando responder às diferentes necessidades, promovendo o treino de competências para a execução de atividades da vida quotidiana, aulas de orientação e mobilidade e o ensino de Braille e dinamizando ainda encontros de reflexão e visitas culturais. A abertura do GADV veio, na opinião dos seus frequentadores, traduzir-se numa mais-valia no que se refere ao acesso da população com deficiência visual a uma cidadania plena de direitos e deveres, sensibilizando a sociedade para as dificuldades sentidas, combatendo os estereótipos e valorizando os cidadãos com deficiência.

Última atualização: 10.11.2022 - 10:59 horas