Inauguração do percurso pedestre "Rota do Vento"

14.07.2009

Património religioso, casas senhoriais, quintas antigas, vinhas, moinhos e fontes são elementos que se podem encontrar ao longo do percurso pedestre Rota do Vento que foi inaugurado no dia 12 de Julho por cerca de 80 caminheiros.

Tendo como ponto de partida e de chegada o largo da Igreja de S. Lucas, na Freiria, este percurso circular, que se desenvolve maioritariamente na freguesia da Freiria, apresenta uma extensão de 14 kms, podendo ser percorrido parcialmente em itinerários de 8 kms (em direcção aos Chãos) e de 6 kms (em direcção à Serra da Romã e à Serra do Romeirão). De realçar que nestes dois últimos locais encontra-se das mais belas paisagens da região, nas quais se avistam velhos moinhos de vento, novos moinhos eólicos, uma vegetação em que predominam eucaliptos e pinheiros e, inclusivamente, a distante costa da região.

A Rota do Vento é o quinto percurso pedestre criado pela câmara municipal que também já concebeu, recorde-se, a Rota do Vinho e da Vinha, a Rota do Atlântico, a Rota das Lapas e a Rota do Castro do Zambujal.

Publicado: 22.04.2013 - 18:22 horas