Grupo de empresas promoveu ação de limpeza e preservação no litoral do Concelho

19.02.2019

Fotografia da ação de remoção de espécies invasoras do ecossistema dunar

Os colaboradores do Império, Areias do Seixo e Noah, em parceria com o Município de Torres Vedras, desenvolveram, no passado dia 6 de fevereiro, uma ação de preservação e manutenção da orla costeira do concelho de Torres Vedras.

A atividade, que reuniu cerca de 100 elementos daquele grupo de empresas, dividiu-se em três eixos de intervenção: limpeza do areal, controlo de espécies invasoras do ecossistema dunar e recuperação do posto de observação de aves da Foz do Sizandro.

A limpeza do areal foi realizada por três grupos que recolheram aproximadamente 250 kg de lixo nas praias de Santa Cruz, Foz do Sizandro, Azul, Santa Rita e Porto Novo.

Nas dunas da Praia de Santa Rita, da Praia Azul e da Mexilhoeira decorreu uma ação de remoção de espécies invasoras, tendo sido intervencionados nove hectares de duna invadida. A principal espécie invasora removida foi o chorão-das-praias, que destrói a vegetação autóctone do ecossistema dunar.

Foi também desenvolvida uma ação de beneficiação da camarinha na zona da Mexilhoeira e do Seixo, onde ainda reside um núcleo desta espécie em regressão no Concelho. Naquele local, realizou-se também o descasque de acácias que se encontravam a invadir o ecossistema.

Uma outra equipa dedicou-se à recuperação do posto de observação de aves da Foz do Sizandro.

Esta iniciativa, que teve como objetivo envolver os colaboradores do grupo na preservação das áreas naturais e sensibilizar para a importância da sua conservação, contou com a participação dos voluntários do projeto “Life Volunteer Escapes” e o acompanhamento dos técnicos da Câmara Municipal de Torres Vedras e da empresa Botânicare. O encontro serviu também para estimular e incentivar as boas práticas ambientais e uma conduta social sustentável.

Última atualização: 19.02.2019 - 15:17 horas