"GreenFest" sai pela primeira vez do Estoril e vem a Torres Vedras

23.02.2017

A primeira edição do GreenFest Torres Vedras foi apresentada no dia 21 de fevereiro no Espaço Bang, em Torres Vedras.

Recorde-se que o GreenFest é o maior festival de sustentabilidade realizado em Portugal, que decorre anualmente no Centro de Congressos do Estoril, sendo que este ano assinala o décimo aniversário, e pela primeira vez sai do seu habitat natural, realizando-se em Torres Vedras.

Organizada em conjunto com a Câmara Municipal, esta edição será dedicada aos 17 objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e ao papel decisivo do cidadão na sua concretização.

Na sessão de apresentação do evento, o presidente da Câmara Municipal recordou o trabalho que a entidade que dirige tem desenvolvido na área da educação ambiental e em outras áreas da educação como a ciência e a cultura, tendo assegurado que a política de tornar o concelho um território cada vez mais sustentável e com melhor qualidade de vida vai prosseguir. Carlos Bernardes anunciou ainda que no decorrer do evento vai ter lugar a reunião anual das cidades Greenleaf e uma ação relacionada com o facto de ser embaixador desta iniciativa da União Europeia.

Nesse sentido, Pedro Norton de Matos, responsável do Greenfest, referiu precisamente que tal pode constituir-se como uma oportunidade para a internacionalização do mesmo. Confessou também que há vários anos que acompanha o trabalho de Torres Vedras no domínio da sustentabilidade e que nesse sentido espera que o evento apresentado se repita por muitos anos.

Esta mesa redonda de partilha de práticas de referência na área da sustentabilidade, como Pedro Norton de Matos classifica o Greenfest, vai realizar-se no Parque Regional de Exposições entre os dias 24 e 26 de março.

O seu programa integra atividades e diversas ações, com o envolvimento ativo de empresas do concelho, escolas, associações, universidades e, principalmente, cidadãos que querem ter um papel ativo na mudança, com o objetivo de mostrar e sensibilizar para as questões da sustentabilidade, nas suas vertentes social, económica e ambiental.

Entre as muitas atividades agendadas, contam-se a realização de showcookings sobre alimentação saudável, desporto para todas as idades, massagens terapêuticas, um “hospital de palmo e meio para brinquedos doentes”, workshops para seniores sobre deficiência visual, sobre potencialidades do mar e da biosfera, como criar uma empresa e experiências de voluntariado, entre outros.

O principal destaque do programa do evento vai para a conferência inaugural que no dia 24 de março vai abordar “Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 e o Papel das Cidades".

De realçar também a sessão promovida pela Rede de Cidades European Green Leaf sobre “Sustainable Food/Urban Organic Agriculture”, assim como o workshop “Green Destinations – 1st Meeting of Green Destinations Ambassadors”.

De salientar ainda do programa do evento a entrega dos galardões de Eco-freguesias às juntas de freguesia que mais se destacaram na promoção de iniciativas na área ambiental.

O acesso ao mesmo é gratuito, podendo cada visitante contribuir com um donativo simbólico, para uma causa social e/ou ambiental apoiada pela organização do evento.

De referir ainda que este é apadrinhado por Susana Félix, Nuno Côrte-Real, Nélson Pereira e Mário Baptista Coelho.

Última atualização: 15.04.2019 - 17:15 horas