Torres Vedras

Galardão "Quality Coast": Torres Vedras no caminho da sustentabilidade

12.05.2016

O Município de Torres Vedras apresentou a sua candidatura ao “Quality Coast” e foi agora convidado pela Coastal & Marine Union (EUCC), entidade promotora do programa, a estar representado no evento “Top 100 de Destinos Sustentáveis”, que decorrerá na Cidade de Liublina (Eslovénia) em setembro próximo.

Torres Vedras, Lagos e Cascais foram os únicos municípios portugueses que participaram no “Quality Coast”, a par das regiões dos Açores e Oeste.

O projeto “Quality Coast” comprova que toda a área concelhia, enquanto zona costeira, apresenta um desempenho sustentável excelente, sendo por isso uma referência no domínio do turismo sustentável. O Concelho de Torres Vedras hasteia, desde 2009, a bandeira “Quality Coast”, tendo sido um dos primeiros territórios nacionais a exibir este galardão de abrangência europeia.

Em 2011 foi atribuído ao Município a distinção de ouro deste programa, relativamente às áreas de ambiente e de identidade. Além disso, o concelho integrou o “Top 50 dos destinos Quality Coast do Sul da Europa 2011”, entrando assim na lista dos destinos internacionais costeiros mais atrativos para os turistas interessados em “Natureza e património cultural, identidade local e ambiente”.

Já em 2013, a candidatura foi feita no conjunto da região Oeste e foi distinguida com o galardão, reconhecendo-se a qualidade deste território.

De salientar que em 2014, o Município de Torres Vedras apresentou uma candidatura ao Programa “Quality Coast Nature Award”, relativa à Paisagem Protegida Local das Serras do Socorro e da Archeira e recebeu, em julho desse ano, a certificação internacional para o turismo sustentável de natureza em zonas costeiras, com destaque nas categorias “Natureza”, “Identidade e Cultura”, “Hospitalidade” e “Segurança”.

O Município de Torres Vedras tem vindo a desenvolver um trabalho empenhado no sentido de construir um território cada vez mais sustentável e espera-se que, em setembro de 2016, volte a ser reconhecido internacionalmente por este esforço.

Publicado: 12.05.2016 - 10:26 horas
voltar ao topo ↑