Gabinetes de apoio ao aluno e à família implementados no concelho

31.12.2012

Imagem de uma reunião do GAAF da Escola de Serviços e Comércio do Oeste

Com o objetivo de diminuir o insucesso e o abandono escolar foram implementados no concelho os gabinetes de apoio ao aluno e à família (GAAF’s), iniciativa prevista no Diagnóstico e Plano de Desenvolvimento Social do concelho (2010/2011) concebidos pela Rede Social torriense, que é presidida pela Câmara Municipal.

No âmbito deste processo esta última entidade participou em algumas ações (enquanto membro da referida rede), nomeadamente numa sessão de sensibilização sobre a importância daqueles gabinetes, numa ação de formação realizada em parceria  com o Centro de Formação das Escolas de Torres Vedras e Lourinhã e na criação de um grupo de trabalho que elaborou um manual de procedimentospara os GAAF’s, o que teve o intuito de integrar e concertar os diversos serviços existentes no âmbito territorial das escolas, definir uma linha de orientação comum, consensualizar procedimentos e, consequentemente, agilizar os processos de atuação.

No processo de implementação dos GAAF’s no concelho as escolas têm desempenhado o papel fundamental, no sentido de promover internamente um trabalho articulado, rentabilizando os recursos, com o objetivo de responder mais eficazmente às problemáticas identificadas em contexto escolar e familiar.

Mais informações sobre o manual de procedimentos dos GAAF’s podem ser obtidas no Portal da Educação do Município (acessível em: www.educacaotorresvedras.com/user_uploads/e/gaaf); ou pelo e-mail: neliafeliciano@cm-tvedras.pt; ou pelo n.º de telefone: 261320772.

Publicado: 22.04.2013 - 18:33 horas