Fruta é também distribuída gratuitamente em jardins de infância do concelho

08.04.2019

A distribuição gratuita de fruta aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico público do concelho foi alargada este ano letivo pela Câmara Municipal ao ensino pré-escolar.

Recorde-se que no concelho a distribuição gratuita de fruta e produtos hortofrutícolas a alunos do 1.º ciclo do ensino básico dos estabelecimentos de ensino público tem lugar desde o ano letivo 2009/2010, com o objetivo de introduzir ou reforçar hábitos de alimentação saudáveis que contribuam para o combate à obesidade reduzindo a “densidade energética” da dieta, para além da proteção relativamente às doenças cardíacas, cancro e diabetes.

Embora não sendo abrangido pelo regime escolar e pelas regras de atribuição de ajudas comunitárias, a Câmara Municipal decidiu alargar a distribuição gratuita de fruta aos alunos do ensino pré-escolar do concelho.

De referir que neste projeto dá-se preferência, sempre que possível, à inclusão de produtos locais devido ao conhecimento dos produtos e da sua proveniência; dá-se também preferência aos produtos da época, como por exemplo as cerejas, as uvas, as ameixas e os pêssegos; opta-se exclusivamente por produtos frescos, de fácil consumo em espécie, devidamente acondicionados, de modo a serem respeitados os preceitos higino-sanitários; os produtos são distribuídos dois dias por semana, em dias distintos, durante 30 semanas por ano letivo, sendo entregue a cada criança uma peça ou porção; são elegíveis: maçã, pera, clementina, tangerina, laranja, banana, cereja, uvas, ameixas, pêssego, cenoura e tomate.

456 crianças do ensino pré-escolar público do concelho usufruem agora de distribuição gratuita de fruta, para além de 2.867 alunos do 1.º ciclo do ensino básico.

Última atualização: 09.04.2019 - 10:51 horas