Foles voltaram a abrir-se no concelho para o festival "Acordeões do Mundo"

19.11.2015

No início do outono, mas com um verão de S. Martinho que persistiu em fazer esquecer o andar dos ponteiros dos relógios, a música de acordeão voltou a Torres Vedras com mais um festival Acordeões do Mundo que já vai na sua 12.ª edição.

19 “merendas do acordeão” levaram a música deste instrumento a cafés, restaurantes, bares e hóteis do concelho, a que se associou mais uma vez a apresentação de vinhos e a degustação dos mesmos, bem como de queijos e de doçaria tradicional, sendo de realçar a “legião” de “amantes” da música de acordeão que continua religiosamente a marcar presença nestas ações.

Os concertos no Teatro-Cine foram, como sempre, o ponto alto deste festival, tendo nesse âmbito sido possível escutar os vanguardistas portugueses Danças Ocultas com a Orquestra Filarmonia das Beiras, o também inovador sérvio Petar Maric que contou com o acompanhamento do bandoneon do seu mestre Aleksandar Nikolic, a variedade musical do Mario Gatto Quartet e a afamada acordeonista portuguesa Celina da Piedade que com as “Vozes do Cante” homenageou o canto alentejano que é agora património imaterial da Humanidade. De realçar que estes espetáculos tiveram praticamente lotação esgotada.

Segundo João Garcia Miguel, diretor artístico dos Acordeões do Mundo, “tendo o acordeão como protagonista, o desenvolvimento e a continuidade desta iniciativa tem sido pensada no equilíbrio entre o sentir de uma identidade fundada na ruralidade mesclada com uma sensibilidade contemporânea. Por um lado, procuramos perspetivar o acordeão numa dinâmica artística contemporânea e, por outro lado, tentamos preservar e promover a história do acordeão.”

O Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras – Acordeões do Mundo decorreu este ano entre 27 de outubro e 14 de novembro e foi organizado da Câmara Municipal; programado e produzido pelo Teatro-Cine; patrocinado pelo Arena Shopping; teve o apoio da Oeste Portugal; a Água do Vimeiro como água oficial; e o Ô Hotel Golf Mar como hotel oficial.

Integrou-se, como sempre, nas Festas da Cidade, que foram organizadas pelo Município, patrocinadas pelo Arena Shopping, apoiadas pela Biotrab, Fepal e Oeste Portugal, e tiveram como água oficial as Águas do Vimeiro e o Golf Mar como hotel oficial.

Última atualização: 04.10.2022 - 12:52 horas