Focos de gripe aviária na União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira [Atualizado]

07.02.2022

Imagem onde se lê

Foram identificados cinco focos de gripe aviária, do subtipo H5N1, na União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira. Os focos localizam-se numa exploração comercial de perus e frangos do campo, numa exploração comercial de galinhas reprodutoras, numa exploração de cria e recria de galinhas reprodutoras, numa exploração de patos reprodutores e numa exploração de cria e recria de patos reprodutores.

O risco para a saúde humana encontra-se, de momento, limitado às pessoas que trabalham na exploração onde foram identificados os casos, pela continuidade e tempo de contacto com um elevado número de animais doentes. O risco de transposição do vírus para os humanos é baixo, mas pode acontecer quando há exposição continuada e associada à manipulação dos animais ou dos resíduos produzidos pela sua acomodação. As pessoas expostas e com risco já se encontram em vigilância.

A principal preocupação decorrente deste foco é a transmissão da doença entre as aves e a sua elevada mortalidade, sobretudo para as aves de capoeira. Por esse motivo, a Direção-Geral da Alimentação e Veterinária determinou que as aves de capoeira e aves em cativeiro — incluindo detenções caseiras — deverão permanecer confinadas aos respetivos alojamentos, de modo a impedir o seu contacto com aves selvagens.

Foi, ainda, estabelecida uma zona de proteção e uma zona de vigilância, com medidas direcionadas aos estabelecimentos aí localizados, publicadas em edital.

Se identificar a ocorrência de mortes súbitas em detenções caseiras, contacte de imediato o Serviço Municipal de Proteção Civil (através do e-mail prociv@cm-tvedras.pt ou do número 261 320 764) ou a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária.

Última atualização: 21.02.2022 - 10:01 horas