Torres Vedras

“Floresta Segura” no Concelho…

22.06.2020

A Guarda Nacional Republicana em colaboração com o Município têm desenvolvido desde março um conjunto de ações no âmbito da operação “Floresta Segura 2020”.

Assim, no início desse mês, realizaram-se ações de sensibilização sobre limpezas de terrenos florestais e queimadas nas várias freguesias do Concelho, tendo sido prestados esclarecimentos e distribuído folhetos informativos a 2.176 munícipes.

Também no âmbito da “Floresta Segura”, de março a maio foi realizada fiscalização/sensibilização relativamente à execução de faixas de gestão de combustível igualmente no Concelho (com particular incidência na Freguesia do Ramalhal e na União de Freguesias de Maxial e Monte Redondo), numa iniciativa conjunta que envolveu o Município, o Núcleo de Proteção Ambiental da Guarda Nacional Republicana (destacamento de Torres Vedras) e a Unidade de Emergência de Proteção e Socorro também da Guarda Nacional Republicana. As propriedades em que foi verificado o incumprimento da execução das faixas de gestão de combustível foram sinalizadas, tendo os respetivos titulares sido notificados pela Câmara Municipal para a execução das mesmas até ao final do mês de maio, sob pena de incorreram num processo de contraordenação. No decorrer desse trabalho foram identificadas 237 propriedades com necessidade de intervenção para execução das referidas faixas.

Ainda este mês de junho, a Guarda Nacional Republicana iniciará no Concelho a fiscalização do cumprimento das faixas de gestão de combustível com a instrução de processos de contraordenação aos proprietários que se encontrem em incumprimento. Após esse procedimento, a Câmara Municipal pode vir a substituir-se coercivamente aos mesmos, debitando-lhes os custos de intervenção.

Um intenso trabalho em prol de uma “Floresta Segura” no Concelho…

Última atualização: 24.06.2020
voltar ao topo ↑