Festival Nacional da Canção Rural passou pelo Concelho

26.06.2023

Imagem do momento da intervenção da presidente da Câmara Municipal

O Concelho, e mais concretamente as instalações da Sociedade Filarmónica Ermegeirense, acolheram, na tarde do passado dia 18 de junho, um dos dois momentos da segunda edição do Festival Nacional da Canção Rural que antecedem a final da mesma.

Nesta atividade, que foi organizada pela AMPV (Associação de Municípios Portugueses do Vinho) e pela União das Freguesias de Maxial e Monte Redondo, com o apoio da Câmara Municipal, foram apresentadas canções candidatas de seis municípios: Chora (interpretado por Maciel e Tânia Gomes, em representação do Município de Arcos de Valdevez), Madeira D’honra (interpretado pelo Grupo Varejenta, em representação do Município de Machico), Alma da Vindima (interpretado por Susana Alves, em representação do Município de Santarém), Brinde à Vida (interpretado por Marisa Ramos e Carolina Roque, em representação do Município de Palmela), Para os Dois (interpretado por Rita Borges, em representação do Municipio de Tábua) e Touriga do Nosso Chão (interpretado pelo grupo Viravadio, em representação do Município de Torres Vedras).

Também no decorrer deste primeiro momento da segunda edição do Festival Nacional da Canção Rural foi interpretada a canção vencedora da primeira edição do mesmo - intitulada Morena da minha aldeia - pelo intérprete que lhe deu voz, Rui Tanoeiro, e exibido o videoclip desse tema, sendo igualmente de referir as atuações apresentadas pela Sociedade Filarmónica Incrível Aldeiagrandense e pela Sim Rural Band.

A terminar a atividade usou da palavra a presidente da Câmara Municipal, Laura Rodrigues, que enalteceu o trabalho de melhoria da imagem associada à ruralidade e ao vinho que tem vindo a ser desenvolvido, tendo ainda aproveitado a ocasião para recordar a importância da produção vitivinícola na economia e na cultura do Concelho.

De referir que nos dois momentos da edição deste ano do Festival Nacional da Canção Rural que antecedem a final é atribuída uma pontuação à apresentação dos temas musicais, que é cumulativa com a da final. Esta realizar-se-á no dia 15 de julho, num dos concelhos cujo município integra o projeto “Douro – Cidade Europeia do Vinho 2023”.

Já o segundo momento da edição de 2023 do Festival Nacional da Canção Rural acontecerá no próximo dia 1 de julho, na Chamusca, estando previsto a apresentação, nessa ocasião, de temas musicais por representantes dos municípios de Alenquer, Beja, Chamusca, Lagoa, Peso da Régua e Vidigueira.

Última atualização: 27.06.2023 - 11:25 horas