Feira Rural pelo oitavo ano em Torres Vedras

10.04.2012

A Feira Rural regressou mais uma vez a Torres Vedras, este ano, no Sábado Santo.

Criado em 2005, este evento contou desde o seu início com uma excelente recetividade por parte da população que o tem acarinhado de forma particular na medida em que, entre outras razões, ele alude às raízes rurais dos torrienses e à sua ligação à terra. Para Joana Lázaro, moradora em Torres Vedras, “a Feira Rural cria uma vivência e um quotidiano diferente e mais positivo na cidade”. Já segundo Luís Ângelo, oriundo de Torres Vedras mas que está atualmente a habitar em A dos Cunhados, “este evento é o melhor que a Câmara Municipal já fez para a cidade. Promove os produtos da terra e aquilo que é genuinamente português. É algo que deve continuar”.

Mas os visitantes da Feira Rural não são apenas torrienses. Muitos são também os que se deslocam de fora do concelho para a visitar. Um desses é Luís Moreno, lisboeta que costuma passar os fins de semana na Ericeira, e para quem “esta iniciativa tem o mérito de dinamizar a zona central de Torres Vedras e permitir a pessoas de locais mais urbanos contactar com produtos que para nós são até um pouco exóticos”. Na opinião de Maria Manuela Antunes, outra lisboeta que costuma visitar o evento, “uma feira como esta deveria existir em todas as sedes de concelho. E esta tem qualidade, nota-se que as coisas são muito bem escolhidas”.

Recorde-se que na Feira Rural, que decorre de abril a outubro no primeiro sábado do mês, na zona central de Torres Vedras (à excepção da de agosto, que se realizará este ano ineditamente em Santa Cruz), são proporcionadas em cerca de 250 bancas, produtos típicos do concelho e da região, nomeadamente hortícolas, frutas, flores, vinhos e outras bebidas, pão e doçaria, para além de artesanato, velharias e artigos de colecionismo, decorativos e outros.

Para Luís Batista, vendedor de hortícolas nesta feira, a mesma constitui-se como uma iniciativa bastante positiva “porque permite escoar alguns produtos, é uma oportunidade de negócio. Em tempos de crise tem de se aproveitar tudo o que aparece”. Já para Dulce Marques, funcionária da Adega Cooperativa de S. Mamede da Ventosa “a Feira Rural permite promover os nossos produtos e com isso até contribuir para vir a fidelizar clientes”.

De referir ainda que este ano, no evento, o qual é organizado pela Câmara Municipal, é proporcionado aos seus visitantes porco no espeto; há sempre ações de animação musical itinerante; é mais uma vez dinamizado um serviço lúdico-pedagógico para crianças intitulado O Mini-Mercado do MM vai à Feira (da responsabilidade do espaço infantil do Mercado Municipal de Torres Vedras), que lhes proporciona atividades de trabalhos manuais; e, como novidade, também para os mais novos, são facultadas outras atividades lúdico-pedagógicas temáticas, a cargo de vários serviços/projetos da Câmara Municipal (nomeadamente do Museu Municipal, do Clube Sénior, da Galeria Municipal, do Centro de Educação Ambiental, do Teatro-Cine, da Fábrica das Histórias e da Biblioteca Municipal).

Pegue na sua cesta e venha à Feira Rural! Aqui encontrará os melhores produtos da nossa terra…

Publicado: 22.04.2013 - 18:31 horas