Feira de São Pedro abre com a presença do secretário de Estado da Agricultura

30.06.2023

Imagem do périplo de abertura da feira

A edição deste ano da centenária Feira de São Pedro, atualmente o maior certame agroindustrial da região Oeste e uma das maiores feiras generalistas do país, teve início ao final da tarde de ontem, dia 29 de junho, em Torres Vedras.

Na respetiva cerimónia de abertura esteve presente o secretário de Estado da Agricultura, Gonçalo Rodrigues, que, no discurso que proferiu no decorrer da mesma, relevou a realização de feiras como é o caso da Feira de São Pedro, tendo em conta, na sua ótica, a importância dos mercados de proximidade. Na sua intervenção, Gonçalo Rodrigues frisou também o peso económico do setor agrícola da região Oeste (nomeadamente das fileiras da viticultura, horticultura e fruticultura), uma situação que se reflete na Feira de São Pedro. Sem vocês [agricultores regionais] nada disto acontecia”, afirmou, recordando o facto do evento ser um espaço de consolidação de oportunidades e criação de sinergias.

Antes do secretário de Estado da Agricultura discursar, usara da palavra a presidente da Câmara Municipal, Laura Rodrigues, que, depois de elogiar a qualidade do tecido empresarial do Concelho, abordou a realidade agrícola deste território, tendo, a esse propósito, realçado a quantidade e qualidade da produção vitivinícola do mesmo e o trabalho que está a ser realizado pela Smart Farm Colab ao nível da evolução tecnológica e digitalização na agricultura. Aproveitando a presença do secretário de Estado da Agricultura, Laura Rodrigues frisou a necessidade de se assegurar financiamento que permita avançar com os projetos de regadio nos vales do Sizandro e do Alcabrichel, bem como apoios que permitam proporcionar condições de alojamento e habitabilidade condignas aos trabalhadores agrícolas migrantes existentes no Concelho. Nessa sequência, sublinhou a importância do direito constitucional à Habitação, sendo que a Habitação é, de resto, o tema central da exposição que a Câmara Municipal apresenta este ano na Feira de São Pedro.

A iniciar a cerimónia de abertura da edição deste ano certame, o presidente da empresa municipal Promotorres, Rui Penetra, na sua alocução, afirmara que “uma feira com esta longevidade [730 anos] só é possível porque somos um território com gente de fibra, resiliente e empreendedora”. “Se é importante ter uma economia forte, pujante… é ainda mais importante que todos tenhamos preocupações sociais e ambientais”, afirmou Rui Penetra, depois de explicar que a Feira de São Pedro cumpre com 14 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Ainda no seu discurso, o presidente da empresa municipal Promotorres relevou a realização, este ano, no evento, dos concertos de Richie Campbell, Anselmo Ralph e Bárbara Tinoco, que acontecerão nas noites dos dias, respetivamente, 7, 8 e 9 de julho.

Neste último dia chegará ao seu término a edição deste ano da Feira de São Pedro, um evento que decorre na Expotorres e que conta em 2023 com 156 expositores de produtos e serviços, uma área para 105 feirantes tradicionais, 22 locais de venda de artesanato, 25 espaços de divertimento, áreas de restauração (com cinco restaurantes e oito tasquinhas) e uma zona de animação (com cinco bares). De referir que na zona dos expositores ou nas imediações da mesma encontra-se, mais uma vez, o espaço “Vinhos nas Linhas” (no qual se pode degustar vinhos da região de Lisboa), o espaço "Quinta de São Pedro" (em que são apresentados animais de criadores do Concelho) e um auditório que acolhe ações relacionadas com a área económica e a da sustentabilidade. Referência também para a animação que é proporcionada na zona dos bares, cujo palco acolhe atuações, principalmente de bandas musicais, cantores e DJ’.

A Feira de São Pedro é, recorde-se, organizada pela Câmara Municipal e produzida pela empresa municipal Promotorres. A edição de 2023 do certame tem: a Caixa Agrícola de Torres Vedras como patrocinador principal; a Super Bock e o Hotel Golf Mar como patrocinadores; a Vimeiro como água oficial; e o Novo Dia Cafés como café oficial.

Última atualização: 04.07.2023 - 11:16 horas