Falecimento do padre José Manuel Silva

19.03.2024

O torriense padre José Manuel Silva faleceu hoje, dia 19 de março, com 77 anos de idade.

Nascido a 21 de março de 1946, em Torres Vedras, foi pároco das paróquias de Torres Vedras e também das de Matacães, Monte Redondo e Runa, para além de ter sido vigário paroquial (coadjutor) de Torres Vedras, colaborador nas paróquias do Ramalhal e do Maxial e pároco substituto na Carvoeira e S. Domingos de Carmões. Ordenado a 29 de julho de 1974, na Igreja da Graça, tinha anteriormente estado em Nampula (Moçambique), onde desempenhou várias funções, nomeadamente de professor, secretário do bispo de Nampula e secretário-geral da diocese. Entre 1973 e 1975 fez a licenciatura em Teologia, na Pontifícia Universidade Urbaniana, em Roma.

Atualmente o padre José Manuel Silva era capelão do Lar da Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras, após ter sido capelão do Hospital do Barro, da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras e do Centro de Apoio Social de Runa. Desempenhou também as funções de capelão-mor dos bombeiros portugueses e de coordenador diocesano dos capelães hospitalares.

A sua atividade estendeu-se também à área da comunicação social, tendo sido diretor-adjunto e diretor do Badaladas, para além de colaborador em diversos órgãos de comunicação social (como a Rádio Renascença, o jornal O Século, o Diário de Noticias, A Capital e o Diário de Lisboa). Foi diretor da Associação de Imprensa Não Diária e esteve na origem do conselho orientador da Lusa e do CENJOR (Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas). De referir também que colaborou em diversas iniciativas do Departamento da Comunicação e da Cultura do Patriarcado de Lisboa.

Empenhou-se na vida associativa do Concelho, o que o levou a estar na fundação de várias associações torrienses, como a Associação de Defesa e Divulgação do Património Cultural de Torres Vedras, o núcleo de escuteiros de Torres Vedras, a APECI (Associação para a Educação de Crianças Inadaptadas), a Associação de Valorização Agrária, a Escola de Música Luís António Maldonado Rodrigues e o Centro Social e Paroquial de Torres Vedras.

Refira-se igualmente que foi membro da Comissão Municipal de Arqueologia de Torres Vedras e da comissão instaladora dos Serviços Sociais de Saúde de Torres Vedras, presidente do Conselho Municipal de Torres Vedras e fundador da ADRO - Associação de Desenvolvimento Regional do Oeste.

Na Sessão Solene Celebrativa do Feriado Municipal de 2013 foi agraciado com a Medalha de Mérito Municipal de grau ouro e na de 2019 com a Medalha de Honra Municipal de grau ouro.

O corpo do padre José Manuel Silva encontra-se em câmara ardente no salão nobre da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras. A eucaristia exequial vai ser celebrada amanhã, quarta-feira, dia 20 de março, presidida pelo cardeal patriarca emérito de Lisboa, D. Manuel Clemente, na Igreja da Graça, às 14h00.

A Câmara Municipal endereça as mais sentidas condolências à família do padre José Manuel Silva.

Última atualização: 25.03.2024 - 11:26 horas