Torres Vedras

Fábrica das Histórias apresentou trabalhos no Teatro-Cine

06.06.2017

O Teatro-Cine acolheu no dia 4 de junho a Festa das Histórias de Vida, uma iniciativa organizada anualmente pela Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino.

Esta atividade partiu do projeto “No coração da minha infância”,  que ao longo do ano foi desenvolvido pela Fábrica das Histórias com o núcleo do Clube Sénior da Boavista-Olheiros, envolvendo também parcerias com a Escola de Música Luís António Maldonado Rodrigues, Escola Básica Integrada Padre Francisco Soares e Escola Secundária Madeira Torres.

Esse trabalho intergeracional de recolha de memórias deu origem a momentos musicais, performativos e de leitura coral, apresentados numa perspetiva ativa, pedagógica e ética, em que foi possível “rasgar as neblinas do tempo”.

Nesta festa a professora Odília Piteira coordenou os alunos do 5.º G da EBI Padre Francisco Soares num coro de leituras, tendo contado com a colaboração da professora Cristina Coimbra, na vertente de Educação Musical, e da professora Svetlana Dulseac, da Escola de Música Luís António Maldonado Rodrigues, na área do Ensino Articulado da Escola de Música.

Já os professores de música, também desta escola, Sandra Martins, Ivo Francisco, Sérgio Alves e Francisco Patricio, orientaram o grupo coral dos membros do núcleo do Clube Sénior de Azenha Velha.

No dia anterior, no mesmo local, foram exibidas as curtas-metragens resultantes do desafio “Era outra vez um bosque”, lançado pela Fábrica das Histórias, que em duas sessões, deram a conhecer ”árvores bailarinas, ratos passarinheiros, nobres coelhos, esquilos atrevidos, princesas, fadas e bruxas”.

Foram na ocasião apresentados trabalhos do Centro Social Recreativo e Cultural de Maceira - “A floresta encantada” -, do CruzaMen Tes (Coro Infantil e Coro Juvenil da Cidade de Torres Vedras e Associação Estufa - Plataforma Cultural) – “O planeta descolorido” –, da EBI Padre Francisco Soares – “O melro e o esquilo” –, da Escola Básica de Torres Vedras – “O pássaro do rei” –, do Jardim de Infância do Ameal – “O pássaro verde” –, do Jardim de Infância de Cambelas – “A coroa da rainha” –, do Jardim de Infância do Maxial – “O príncipe, a princesa e o sapo” –, do Jardim de Infância de São Domingos de Carmões – “A floresta triste” – e da Escola Básica Integrada Padre Vitor Melicias | Clube de Contadores de Histórias - “À procura de um sonho”.

No decorrer dessa atividade o grupo de teatro da Escola Padre Integrada Vítor Melícias, no âmbito de um projeto escolar, apresentou uma peça que a todos “fez nascer pequeninas estrelas no coração, estrelas de esperança num mundo melhor”.

Aqueles filmes podem ser vistos na Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino até 29 de julho.