Exposição “Máscaras” reuniu entidades em projeto comum

04.03.2024

Mascaras

No dia 1 de março, inaugurou a exposição “Máscaras no Atelier dos Brinquedos”, cujas peças foram criadas por elementos de várias entidades do Concelho: Associação para a Universidade da Terceira Idade de Torres Vedras; projeto “Tric(ô)ntando” da Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino; Gabinete de Apoio à Deficiência Visual; Escola Básica de Orjariça - Farol; e a 5ª edição da Academia visual da EMERGE.

O desafio para a exploração do conceito de máscara foi proposto a estas entidades no ano em que encerraram as comemorações do Centenário do Carnaval de Torres Vedras, tendo servido como ponto de partida fotografias antigas do Carnaval de Torres Vedras, máscaras tradicionais portuguesas e alguns dos brinquedos que fazem parte da coleção municipal. As peças foram produzidas a partir de diferentes materiais como a pasta de papel, barro, grés e lãs; e através de técnicas diversas, como tecelagem, bordado e modelagem.

Presente na inauguração, a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Torres Vedras, Ana Umbelino, referiu que esta exposição é muito especial pois resulta do contributo de pessoas muito diferentes, aliando por isso os conhecimentos, as competências e a criatividade de cada uma. Na sua perspetiva, a diversidade torna os resultados muito mais interessantes, sendo disso evidência esta exposição, que acaba por ser também uma experiência interdisciplinar e intergeracional. A vereadora agradeceu a todas as entidades participantes por terem aceitado colaborar no projeto, saindo dos espaços das suas instituições e contribuído para a vida da cidade.

A visita à exposição, que estará patente até 14 de abril, pode ser acompanhada por um audioguia, bem como pela folha de sala em braille.

Publicado: 04.03.2024 - 15:35 horas