Exposição interativa “Fogo Frio” chega a Torres Vedras

06.03.2024

fogo frio

No dia 5 de março foi inaugurada a exposição “Fogo Frio” no Centro de Educação Ambiental, com uma visita guiada pela investigadora Conceição Colaço do Instituto Superior de Agronomia.

“Fogo Frio” é uma exposição interativa sobre o que é o fogo, como acontece e como pode ser utilizado em nosso benefício, dando também informação sobre que tipo de fogo frio é que queremos em diferentes situações, como, por exemplo, para prevenir incêndios. A vereadora do Ambiente e Sustentabilidade da Câmara Municipal de Torres Vedras, Dulcineia Ramos, referiu que um dos objetivos desta exposição é desmistificar o fogo, mas também elucidar sobre a nossa floresta e a importância que têm as alterações climáticas para este tema.

Ao longo da exposição, os visitantes são convidados a responder às perguntas colocadas, a conhecer as regras de prevenção de incêndios e a identificar num mapa quais as causas de incêndios mais comuns em Portugal e no distrito de Lisboa.

Estiveram presentes na inauguração representantes de entidades envolvidas no combate aos incêndios e proteção civil, como a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Torres Vedras; o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente da Guarda Nacional Republicana; e o Gabinete Técnico Florestal; bem como alunos da Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal.

Esta exposição resulta de um projeto selecionado no âmbito do Orçamento Participativo de Portugal em 2017, tendo já percorrido várias cidades. A sua visita poderá ser realizada até dia 29 de abril, através de visita livre ou visita orientada, sujeita a inscrição prévia

Última atualização: 06.03.2024 - 15:10 horas