Exposição de fotografia sobre mulheres de etnia cigana foi inaugurada na Paços

28.12.2022

Imagem da alocução da vereadora Ana Umbelino

A exposição Mulheres e Ciganas, é o Sonho que nos move!, composta por fotografias de Osvaldo Grilo, foi inaugurada na Paços - Galeria Municipal, no passado dia 20 de dezembro.

Esta exposição, que já esteve patente na Figueira da Foz, incide sobre um conjunto de mulheres portuguesas ciganas que desempenham papéis de relevo na sociedade. Associada a cada fotografia individual da mostra encontra-se uma mensagem inspiradora da autoria da respetiva mulher fotografada.

Refira-se que a exposição Mulheres e Ciganas, é o Sonho que nos move! é promovida pela Associação Ribaltambição e financiada pelo ACM (Alto Comissariado para as Migrações) por meio do PAAC (Programa de Apoio ao Associativismo Cigano).

Na inauguração desta exposição na Paços esteve presente a vereadora da Cultura e do Desenvolvimento Social da Câmara Municipal, Ana Umbelino, que aproveitou o momento para sublinhar a importância desse projeto artístico na desconstrução de estereótipos acerca das pessoas ciganas, até porque o mesmo revela histórias de mulheres que constituem referências para toda a sociedade.

No referido ato inaugural estiveram também presentes: o fotógrafo Osvaldo Grilo; a presidente e a vice-presidente da associação Ribaltambição, Tânia Oliveira e Marisa Oliveira, respetivamente; o vice-presidente da associação Letras Nómadas, Bruno Gonçalves; o presidente e o vice-presidente da associação Sendas e Pontes, Emanuel Fernandes e Lindo Cambão, respetivamente; e a responsável do Centro Qualifica de Torres Vedras, Ana Miguel.

A exposição Mulheres e Ciganas, é o Sonho que nos move! está patente na Paços - Galeria Municipal até ao próximo dia 21 de janeiro.

Última atualização: 29.12.2022 - 10:56 horas