Experiências vocacionais em contexto laboral voltaram a ser proporcionadas a jovens

18.08.2023

Imagem de jovem que teve a sua experiência vocacional na clínica veterinária

21 jovens usufruíram durante o passado mês de julho de experiências vocacionais em contexto laboral no âmbito do programa municipal “Faz e Acontece”.

Na mais recente edição deste programa registaram-se 44 inscrições, sendo que o mesmo permite aos jovens selecionados acederem a experiências em regime de part time durante um período de duas semanas. De referir que os jovens que pretendam participar no “Faz e Acontece” têm de ter idades entre os 14 e os 20 anos, o 3.º ciclo do ensino básico concluído e residir no Concelho.

Este ano o programa proporcionou experiência em áreas como: fisioterapia, farmácia, veterinária, nefrologia, advocacia, museologia, desporto, artes, gerontologia, robótica e notariado.

O “Faz e Acontece” contou, na sua edição de 2023, com a colaboração de um conjunto de entidades, a saber:

- Radioeste

- Hospital Soerad

- Farmácia Torreense

- Centro Veterinário de Torres Vedras

- Unidade de Hemodiálise de Torres Vedras - Nephrocare

- Centro Social Paroquial de Torres Vedras

- Aristocão - Clinica Veterinária

- Farmácia Quintela

- Cartório Notarial Heloísa Pereira da Silva

- Centro Social e Paroquial da Silveira

- Fisiotorres - Centro Clinico e de Fisioterapia, Lda

- Magna Sociedade de Advogados, S.P.R.L

- BioFisio - Centro de Terapias Manuais - Fisioterapia e EPI

- LabAberto Fab Lab

- Rádio OnFm

Refira-se que o Município também proporcionou experiências no âmbito da edição deste ano do “Faz e Acontece”, nomeadamente por meio da sua Área de Promoção da Atividade Física, do Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho, do Museu Municipal Leonel Trindade, do Centro de Artes e Criatividade e da Galeria Municipal.

Recorde-se que o “Faz e Acontece” tem como objetivo principal promover a aquisição de competências no domínio da educação não formal dentro de áreas especificas, bem como a convivência direta com algumas atividades profissionais que, apesar de possuírem um cariz fundamentalmente ocupacional, poderão ter um papel relevante para a formação e desenvolvimento pessoal/social dos participantes. Acresce ainda o facto deste projeto contribuir para a valorização pessoal dos mesmos, o reforço das suas relações pessoais e o alargamento do seu leque de interesses.

Última atualização: 25.08.2023 - 11:43 horas