Torres Vedras

Eventos em Torres Vedras abordaram a temática da Economia Social

28.11.2019

Imagem da sessão de abertura do European Social Economy Regions

22 de novembro foi em Torres Vedras dia dedicado à Economia Social.

Nesse dia o auditório do Edifício dos Paços do Concelho e o Espaço Primavera acolheram, respetivamente, e em paralelo, dois eventos relacionados com aquela temática: o European Social Economy Regions e o Social Impact Forum.

Este primeiro evento teve como intuito promover a Economia Social e a partilha de boas práticas a esse nível, visando contribuir para a construção de uma estratégia regional de promoção da Economia Social, alicerçada em redes de colaboração que cruzem os poderes públicos, as universidades, as organizações da Economia Social e os empreendedores.

De realçar que na sessão de abertura do European Social Economy Regions foram intervenientes os presidentes da REVES, a Rede Europeia de Cidades e Regiões para a Economia Social, Jan Olsson e Felice Scalvini, os quais foram na ocasião agraciados pelo presidente da Câmara Municipal com a entrega da Medalha da Cidade. Também nesta sessão interveio o diretor do Centro de Estudos para a Economia Social de Torres Vedras, padre Vítor Melícias.

83 participantes (oriundos de Portugal, Espanha, Itália, Bélgica e Suécia) foram contabilizados neste evento, no qual foram apresentadas importantes políticas de promoção da Economia Social pela Comissão Europeia, bem como dados a conhecer exemplos de experiências nesta área desenvolvidas no estrangeiro (na Catalunha e na região de Örebro County, na Suécia) e em Portugal (Lisboa, Cascais e Torres Vedras).

No final deste European Social Economy Regions, a vereadora do Desenvolvimento Social da Câmara Municipal, Ana Umbelino, anunciou a segunda edição do Prémio de Inovação Social. Este prémio que é promovido pela Rede Social de Torres Vedras, tem, recorde-se, como objetivo, distinguir iniciativas de inovação no âmbito social que, pelos seus objetivos ou métodos, respondam a necessidades sociais ou acrescentem valor aos projetos em curso ou a criar, contribuindo para gerar novas formas de relação social ou de colaboração com reflexo nas comunidades locais e na sua capacidade de ação e intervenção. As inscrições para este prémio estão previstas decorrer entre 1 e 20 de dezembro.

Já o Social Impact Forum, por seu lado, traduziu-se num espaço de debate e partilha de boas práticas, metodologias e projetos centrados na gestão e avaliação de Impacto Social, tendo também se constituído como um fórum que congregou pessoas e organizações que operam na área da Economia Social. Esta atividade reuniu 19 participantes, tendo no seu decorrer se realizado o workshop "Testing the Social Economy Canvas", levado a cabo pelo expert da Comissão Europeia, Alessandro Rancati, o qual reuniu cinco empreendedores sociais (representando entidades locais da Economia Social que desenvolvem negócios sociais). O evento terminou com uma apresentação efetuada pelo responsável da 4Change, Miguel Lourenço, intitulada “O Desafio da Gestão de Impacto”. 


voltar ao topo ↑