Evento de desenho de rua na Encosta de S. Vicente voltou a realizar-se

28.07.2022

Imagem do grupo que participou no Encontro Nacional de Desenho de Rua

Após o interregno provocado pela pandemia, o evento “ENCOSTA - Desenho de Rua”, que tem como local de realização a Encosta de São Vicente, em Torres Vedras, voltou a acontecer.

O primeiro momento da terceira edição do “ENCOSTA - Desenho de Rua” correspondeu às residências artísticas, que se realizaram entre os dias 18 e 22 de julho, as quais contaram com a participação dos portugueses Ana Ramos e Augusto Pinheiro e do brasileiro José Clewton. No âmbito dessas residências, estes desenhadores procuraram registar nos seus cadernos a realidade física e social daquela zona de Torres Vedras, a qual tem, recorde-se, sofrido um conjunto de intervenções no âmbito do PEDU (Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano).

De referir, a este propósito, que o principal objetivo das residências artísticas que têm tido lugar no âmbito do evento “ENCOSTA - Desenho de Rua” é registar e estudar a evolução das obras realizadas ao longo dos últimos anos na Encosta de S. Vicente, bem como o impacto das mesmas nas dinâmicas sociais, culturais e económicas da respetiva comunidade.

De sublinhar que no âmbito das residências artísticas da edição deste ano do “ENCOSTA - Desenho de Rua”, os artistas residentes desenvolveram uma profícua relação com a comunidade da Encosta de S. Vicente e, inclusivamente, com entidades aí sediadas, de que é exemplo a realização de uma oficina de desenho que envolveu elementos do projeto “Somos Comunidade” (dinamizado pelo Académico de Torres Vedras) e do Centro de Intervenção Comunitária (do Centro Paroquial de Torres Vedras).

O segundo momento da terceira edição do evento “ENCOSTA - Desenho de Rua” foi o Encontro Nacional de Desenho de Rua, o qual se realizou no dia 23 de julho, reunindo mais de 30 desenhadores de vários locais do país. Estes concentraram-se junto ao miradouro meia laranja, tendo desse local partido pela rua das Linhas de Torres Vedras rumo ao Forte de São Vicente. Posteriormente, desceram a Encosta de S. Vicente, desfrutando de uma vista panorâmica sobre a Cidade, sendo que ainda durante a manhã tiveram oportunidade de conhecer um conjunto de imóveis municipais recentemente reabilitados. Durante o período da tarde, o grupo dedicou-se a desenhar o ecossistema em torno do Centro de Artes e Criatividade (CAC), tendo sido recebido pelo Académico de Torres Vedras no espaço Somos Comunidade.

A apresentação dos trabalhos realizados durante o dia teve lugar na esplanada do café Copacabana, juntando desenhadores e comunidade local num momento de partilha.

A terminar a iniciativa realizou-se ainda uma tertúlia no CAC, em que os desenhadores residentes desta terceira edição do “ENCOSTA - Desenho de Rua” e os restantes participantes na mesma partilharam as experiências vividas no seu decorrer, e apresentaram os resultados da sua interação com os espaços abordados nos seus trabalhos e com moradores. Esta tertúlia, que contou também com a presença de habitantes da Encosta de S. Vicente, foi antecedida de uma receção efetuada, igualmente no CAC, pela vereadora da Cultura da Câmara Municipal, Ana Umbelino, que na sua intervenção aproveitou para realizar um enquadramento deste equipamento municipal e da sua criação. Na mesma ocasião, o coordenador operacional do PEDU, André Baptista, efetuou uma breve apresentação do evento “ENCOSTA - Desenho de Rua”, mostrando imagens antigas e atuais elaboradas no âmbito do mesmo, que testemunham a transformação física ocorrida no território da Encosta de S. Vicente.

A terceira edição do “ENCOSTA - Desenho de Rua”, evento que é organizado pela Câmara Municipal, contou com o apoio institucional da Ordem dos Arquitetos, do ICOMOS - Portugal, da Associação Portuguesa para a Reabilitação Urbana e Proteção do Património, da Direção-Geral do Património Cultural, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, da Oeste Sketchers, da Associação Nacional Urban Sketchers Portugal e do Académico de Torres Vedras.

Última atualização: 01.08.2022 - 10:47 horas