Torres Vedras

Europa e Juventude foram celebradas em Torres Vedras

06.05.2019

Imagem da sessão de informação sob o tema “Network for Role Models”

“Jovens e Democracia” foi o tema da Semana Europeia da Juventude em 2019, iniciativa que decorreu de 29 de abril a 5 de maio e à qual o Município se associou através da organização de diversas ações.

Em Torres Vedras esta celebração teve início, desde aquele primeiro dia, com a campanha de apelo à votação nas próximas eleições europeias - destavezeuvoto.eu - que foi materializada com a instalação de imagens respetivas em vários mupis da cidade.

 Imagem da edição do Torres Vedras

Como forma de incentivar os jovens para a importância da prática de exercício físico e adoção de hábitos de vida saudáveis, a Semana Europeia da Juventude associou-se, no dia 1 de maio, à atividade de corrida e caminhada Torres Vedras Night Run que passou pelo Espaço Primavera – Centro Municipal da Juventude, tendo o mesmo sido dado a conhecer aos seus cerca de 150 participantes.

No dia seguinte, o Teatro-Cine serviu de palco para a projeção de uma mostra de curtas metragens sobre a Europa - #EUandME – produzidas por cineastas conceituados que abordam temas como a mobilidade, o digital, as competências, a sustentabilidade e os direitos e contam a história de diferentes europeus que seguem as suas paixões com a ajuda da União Europeia. À projeção destas curtas seguiu-se um debate, a que assistiram cerca de 70 pessoas. Intervieram nesta ação e apresentaram os seus testemunhos: Ricardo Silva e Raquel Amaral, dois jovens multiplicadores de informação na campanha de apelo ao voto nas eleições europeias, um jovem voluntário europeu em Portugal da Associação ProAtlântico e uma aluna representante da Escola Agrícola Fernando Barros Leal, enquanto escola embaixadora do Parlamento Europeu na Região Oeste.

Já no dia 3 de maio, o auditório do Edifício dos Paços do Concelho acolheu uma sessão de informação sob o tema “Network for Role Models”, uma iniciativa da Comissão Europeia com os objetivos de promover os valores europeus de tolerância e não-discriminação através da educação e formação, contribuindo para a inclusão e a igualdade de oportunidades entre todos os cidadãos, em que foram apresentados, perante uma plateia de cerca de 45 pessoas, dois Role Models, cidadãos da comunidade local que, através dos seus percursos de vida, são exemplos inspiradores para a construção de uma sociedade mais justa, tolerante e inclusiva: Iuri Vieira e Leonel Alves.

Imagem da ação de limpeza de praia realizada na Praia da Mexilhoeira

Por fim, e para terminar as comemorações municipais desta Semana Europeia da Juventude deste ano, realizou-se no dia 4, na Praia da Mexilhoeira, uma ação de limpeza de praia, na qual participaram cerca de 25 voluntários, tendo, por meio da mesma, sido possível compreender a urgente necessidade de preservar o ambiente, começando pela redução da utilização de plástico que “silenciosamente” invade os oceanos e praias.

Foram parceiros da Câmara Municipal nas comemorações da Semana Europeia da Juventude a Eurodesk Portugal, a Europe Direct Oeste e Lezíria do Tejo e a Associação Sealand Santa Cruz.

voltar ao topo ↑