Espectáculo “Romale” na Praça do Município

25.06.2008

Canto, música e dança de origem cigana foram as principais expressões artísticas que constituíram o espectáculo “Romale” que teve lugar no dia 24 de Junho, na Praça do Município.

Levada a cabo de forma a assinalar o Dia Nacional do Cigano e relacionada com a temática subjacente ao Ano Europeu do Diálogo Intercultural, esta iniciativa consistiu na apresentação final do trabalho realizado em residência artística que decorreu nas instalações do GDR Boavista-Olheiros e nos “(Es)Paços Criativos” (de 15 a 24 de Junho), o qual incidiu nas referidas expressões artísticas.

Este espectáculo, em que participaram crianças, jovens e adultos não apenas da comunidade cigana, foi apoiado pela Associação checa MIRET (que tem como objectivo desenvolver a criatividade étnica internacionalmente), Câmara Municipal, Embaixada da República Checa e GDR Boavista-Olheiros.

Esta foi a terceira residência artística desenvolvida pelo checo Peter Serge Butko (director de Teatro e Televisão, professor e dirigente da Associação MIRET), em Torres Vedras, em torno da cultura cigana, a qual contou também com a orientação de Desiderius Duzda (músico e professor checo de etnia cigana) e Oto Bunda (dançarino e músico eslovaco, igualmente de etnia cigana).
Publicado: 22.04.2013 - 18:17 horas