Espectáculo em torno da cultura e tradição ciganas na Praça do Município

21.07.2009

Música, dança e teatro de marionetas baseados na cultura e na tradição ciganas constituíram o espectáculo A Roda que animou a Praça do Município, em Torres Vedras, no dia 18 de Julho.

Este espectáculo resultou de uma residência artística que decorreu entre os dias 8 e 18 de Julho, nos (Es) Paços Criativos e na Cooperativa de Comunicação e Cultura (em Torres Vedras), tendo como temática a referida cultura e tradição e que envolveu cerca de 30 jovens e adultos torrienses.

O projecto teve a direcção artística de Peter Serge Butko (director de teatro) que desenvolveu assim no concelho a sua quarta residência artística em torno da cultura e tradição ciganas. Aquelas actividades envolveram também o músico checo e cigano Jan Duzda, bem como a associação igualmente checa MIRET (que tem como objectivo desenvolver a criatividade étnica), para além da Cooperativa de Comunicação e Cultura.

A câmara municipal apoiou aquelas iniciativas que se integraram no projecto Romale, o qual incluiu ainda, este ano, uma exposição de fotografia da autoria de João Paulo Barrinha (que focou acções do Romale realizadas em anos anteriores), a qual esteve patente na Cooperativa de Comunicação e Cultura de 3 a 31 de Julho e um encontro aberto realizado no dia 11 de Julho, também neste último local, subordinado ao tema O que é ser cigano hoje?

Publicado: 22.04.2013 - 18:22 horas