Espaço José Manuel Francisco foi inaugurado

10.12.2021

Imagem da inauguração do Espaço José Manuel Francisco

A Associação de Atletismo de Lisboa tem agora um polo em funcionamento em Torres Vedras.

A cerimónia de inauguração desse espaço (situado no Largo Frei Eugénio Trigueiros, n.º 17), onde anteriormente esteve sediado o Académico de Torres Vedras, aconteceu no dia 8 de dezembro.

José Manuel Francisco dá nome a esse espaço, tendo na referida cerimónia o presidente da Associação de Atletismo de Lisboa, Luís Jesus, distinguido esse grande impulsionador da prática do atletismo no Concelho, na Região e no Distrito, com a entrega de um troféu de homenagem.

Na mesma ocasião Luís Jesus também entregou à presidente da Câmara Municipal, Laura Rodrigues, uma placa de reconhecimento pelo trabalho que a autarquia tem desenvolvido em prol do atletismo.

Segundo a presidente da Câmara Municipal, a abertura do polo de Torres Vedras da Associação de Atletismo de Lisboa é resultado do trabalho que a entidade que dirige tem realizado de há três décadas a esta parte ao nível da referida modalidade, o que se tem refletido no aumento do número de praticantes da mesma no Concelho. Laura Rodrigues frisou também no discurso que proferiu na cerimónia de inauguração do Espaço José Manuel Francisco a importância da criação da pista municipal de atletismo, tendo anunciado que este equipamento será alvo brevemente de obras de melhoria.

Após o descerramento da placa de inauguração do espaço do polo de Torres Vedras da Associação de Atletismo de Lisboa foi assinado um protocolo de cooperação que envolve esta entidade e o Município, o qual “tem por objetivo definir um conjunto de incentivos e mecanismos de apoio estimuladores do desenvolvimento da modalidade de atletismo no concelho de Torres Vedras".

No âmbito desse protocolo são estipuladas como algumas das obrigações do Município: atribuir uma comparticipação financeira à Associação de Atletismo de Lisboa para a organização das jornadas da competição de pista do Campeonato Municipal de Atletismo; disponibilizar a essa associação, sempre que possível, instalações para a realização de provas e de cursos de formação de treinadores e de juízes; e disponibilizar um espaço para o funcionamento do referido polo.

Já à Associação de Atletismo de Lisboa cabe, por exemplo: organizar, no mínimo, por temporada, oito jornadas na Pista Municipal de Atletismo Carlos Lopes; promover a realização de ações de formação e de cursos para treinadores e juízes; possibilitar a realização de uma prova de nível regional ou nacional, por época, na Pista Municipal de Atletismo Carlos Lopes; e dinamizar o Espaço José Manuel Francisco.

De referir que neste espaço são facultados os seguintes serviços de apoio a coletividades da região Oeste: apoio informativo e técnico na inscrição de atletas e clubes na Associação de Atletismo de Lisboa/Federação Portuguesa de Atletismo; apoio na elaboração de processos administrativos para realização de eventos da área do atletismo; esclarecimento de aspetos relacionados com os regulamentos técnicos da Associação de Atletismo de Lisboa e da Federação Portuguesa de Atletismo; e elaboração e proposta de programas de provas de atletismo no âmbito dos respetivos calendários municipal e distrital. O Espaço José Manuel Francisco está aberto ao público às terças e quintas-feiras, das 15h00 às 17h00.

Refira-se ainda que a finalizar a cerimónia de inauguração deste espaço foram entregues os prémios do Campeonato Municipal de Atletismo da época transata, o qual teve como vencedor em termos coletivos o SCU Torreense. Participaram também nesse campeonato: a Casa do Benfica de Torres Vedras, o GDRC Ponterrolense, o Clube de Atletismo do Oeste, a AMCR Fonte Grada, o Clube Académico de Penafirme e a ACRD Furadouro.

Última atualização: 13.12.2021 - 11:08 horas