Escolas do Concelho com sistema de identificação de cores para daltónicos

17.05.2018

Escolas do Concelho com sistema de identificação de cores para daltónicos

As bibliotecas escolares do concelho de Torres Vedras vão adotar o sistema de identificação de cores para daltónicos – ColorADD. A iniciativa pretende tornar as bibliotecas mais inclusivas através da implementação de um código de cores para daltónicos na EB/JI de Ventosa, EB de Torres Vedras, EB/JI de Ponte do Rol, EB/JI de Campelos e EB/JI da Conquinha.

As escolas abrangidas irão ter acesso a materiais para catalogar os livros utilizando as cores de acordo com as normativas estabelecidas pela UNESCO. A medida resulta de uma parceria da Câmara Municipal de Torres Vedras com as ÓTICAS-OCT, o Institutoptico e a ColorADD.

A implementação do projeto inclui uma sessão de formação e sensibilização, dirigida aos professores, sobre a importância da saúde visual, as principais ametropias, o daltonismo e o código de cores ColorADD. A sessão irá contar com a presença de Miguel Neiva, criador do código ColorADD, e Luís Gois, diretor geral da ÓTICAS-OCT e gerente do Grupo Institutoptico.

O projeto surgiu no âmbito da realização anual de rastreios visuais na comunidade escolar pela Câmara Municipal de Torres Vedras, que se realiza desde o ano letivo 2014/2015. No decorrer dos rastreios, os alunos tiveram oportunidade de participar numa atividade de simulação e explicação da visão daltónica proporcionada pela Associação ColorADD Social.

Última atualização: 12.02.2019 - 11:47 horas