Escola Básica Carlos Bernardes foi inaugurada

12.02.2022

A Escola Básica Carlos Bernardes, em Turcifal, foi inaugurada durante a tarde de ontem, 11 de fevereiro. O equipamento, que entrou em funcionamento no início do ano letivo, foi oficialmente inaugurado no dia em que se assinalou o aniversário de nascimento de Carlos Bernardes (1968-2021).

A cerimónia de inauguração teve início com o descerramento da respetiva placa, momento em que marcaram presença Rafael e Clara Bernardes, familiares de Carlos Bernardes, o presidente da Junta de Freguesia de Turcifal, João Carlos Caldeira, a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, e a presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Centro, Isabel Damasceno.

Seguiu-se o momento de bênção do espaço, que foi efetuado pelo Reverendo Padre Paulo Antunes, e as intervenções do presidente da Junta de Freguesia de Turcifal, da diretora do Agrupamento de Escolas Madeira Torres, da presidente da CCDR Centro e da presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras.

“O Turcifal sempre se orgulhou por ter um ensino de excelência”, sublinhou o presidente da Junta de Freguesia de Turcifal, referindo que “esse continuará a ser sempre um desígnio deste executivo”. João Carlos Caldeira destacou a importância deste novo equipamento para continuar a melhorar o ensino na freguesia, no ano em que a localidade de Turcifal “está a comemorar o seu vigésimo quinto aniversário de elevação a vila”. No seu discurso, o autarca relembrou Carlos Bernardes como “um ilustre turcifalense” que “sempre deu tudo para que a nossa terra evoluísse”.

A diretora do Agrupamento de Escolas Madeira Torres, Rita Sammer, afirmou ser “uma honra que o nome de Carlos Bernardes fique associado a uma escola do nosso agrupamento”. Rita Sammer recordou o percurso até à conclusão da nova escola, sublinhado que a antiga Escola Básica de Turcifal “nunca deixou de prestar um excelente serviço educativo”.

A presidente da CCDR Centro descreveu a nova escola como “um espaço belíssimo, com umas condições excecionais do ponto de vista físico e também do ponto de vista humano”. Isabel Damasceno referiu, ainda, que “Torres Vedras tem sido muitas vezes parceira da CCDR em projetos avançados”, apontando a Escola Básica Carlos Bernardes como mais um exemplo de bom uso de fundos comunitários.

“O Município de Torres Vedras tem prosseguido ao longo dos anos com uma manifesta intencionalidade educadora nas suas políticas, investindo de forma muito diversa na valorização dos espaços e das estruturas de ensino”, referiu a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras. A Escola Básica Carlos Bernardes é um exemplo desse investimento, “uma escola com espaços simultaneamente acolhedores e desafiantes, aptos para um trabalho colaborativo e de inovação pedagógica, essenciais para a formação de jovens cidadãos livres, felizes e solidários”.

Laura Rodrigues recordou que Carlos Bernardes “faria hoje 54 anos”, referindo que “o seu nome permanecerá eternamente ligado a esta freguesia e a Torres Vedras”. A autarca terminou a sua intervenção com uma citação retirada do discurso de Carlos Bernardes, aquando do lançamento da primeira pedra daquela escola em 2019: “A comunidade educativa tem de ser vista como uma família, pois só em família conseguimos ser mais fortes”.

Seguiu-se a leitura das cartas com testemunhos dos alunos do 3.º e 4.º ano, que foram apresentadas no lançamento da primeira pedra daquela escola. Estas cartas foram entregues à coordenadora da Escola Básica Carlos Bernardes, Maria João. O ato inaugural terminou com as atuações dos alunos da escola.

A Escola Básica Carlos Bernardes conta com seis salas de aula do 1º ciclo, com capacidade máxima para 156 alunos, e três salas de educação pré-escolar, com capacidade máxima para 75 alunos. Aos espaços de ensino juntam-se as seguintes valências: uma sala polivalente, uma sala de ambiente educativo inovador, uma sala de docentes, uma sala de não docentes, duas salas de trabalho e atendimento, uma biblioteca, uma copa, um refeitório e espaços de recreio coberto e descoberto.

Última atualização: 01.04.2022 - 10:26 horas