Equipa de calceteiros | Joaquim Faria

04.06.2021

Fotografia em que se vê Joaquim Faria no Largo de São Pedro. Ao fundo, vê-se um colega da sua equipa, com vassoura na mão, junto a um canteiro.

Já pertenço à mobília da casa. Já fiz muita coisa.

Joaquim Faria explica que já fez “muita coisa” ao longo dos 35 anos de serviço na Câmara Municipal de Torres Vedras. Passou pelas “brigadas do alcatrão”, organizou o armazém de ferramentas e fiscalizou as fontes poluidoras dos rios Alcabrichel e Sizandro. Durante 15 anos trabalhou, ainda, no setor da Educação, como encarregado das cantinas, recordando que “foi engraçado trabalhar com miúdos. Tive muitas ações de formação.”

Há 10 anos que trabalha com a equipa de calceteiros que assegura a manutenção das ruas do concelho de Torres Vedras. “É muito difícil” arranjar pessoas para este ofício, conta o atual encarregado pela equipa. Para Joaquim, uma das coisas mais importantes é o fator “humano”, valorizando a integração de colegas que passaram pela Associação para a Educação de Crianças Inadaptadas de Torres Vedras (APECI). “Gosto do convívio deles.”

Publicado: 04.06.2021 - 16:06 horas