Época balnear encerrou mais uma vez com balanço positivo

17.09.2013

A praia da Foz do Sizandro foi o cenário escolhido este ano pela Câmara Municipal para realizar a sua sessão de encerramento da época balnear.

Esta teve lugar no Sizandro Beach Lodge, no dia 15 de setembro, reunindo vários intervenientes ligados à segurança balnear no concelho.

Na ocasião foi efetuado um balanço do projeto Praia Segura, o qual consiste no patrulhamento da costa do concelho, com especial incidência nas praias não concessionadas, este ano por dois nadadores-salvadores e um militar da polícia marítima que utilizaram uma viatura devidamente equipada. Ao todo, este projeto foi responsável por 38 intervenções, sendo as mais relevantes os primeiros socorros (37%), os acidentes aquáticos (24%) e o socorro a náufragos (13%).

A Câmara Municipal agradece a todas as entidades que apoiaram em 2013 o projeto Praia Segura: Tecauto, Instituto de Socorros a Náufragos, Seguros Esteves, Seguros Fidelidade-Mundial, Transportes Paulo Duarte, Kontraproduções, Extincêndios, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras, Polícia Marítima, Guarda Nacional Republicana (posto de Santa Cruz), nadadores-salvadores que estiveram em funções nas praias do concelho, concessionários de praia do concelho e um conjunto de restaurantes de praias do concelho (Promar, Grão de Areia, Bar Portal, Navio Restaurante, Praia do Mirante, Bar do Pisão, Bar da Física, Hostel Bar Esplanada, Búzio Bar, Bronzear Bar Lounge, Omar Salgado, Varandinha Bar, Hotel Restaurante Praia Azul, Clube Naval da Assenta, Sizandro Beach Lodge e Acqua Beach Bar).

Como já é habitual na sessão de encerramento da época balnear promovida pela Câmara Municipal, foi atribuído o Prémio Cidadania, o qual visa, recorde-se, distinguir uma ação ou comportamento que se traduza numa atitude de cidadania relevante no sentido da prevenção e socorro dirigidos aos utilizadores das praias do concelho. Na quarta edição deste prémio foi distinguido Rui Iria, um banhista que efetuou o salvamento de um náufrago na Praia de Cambelas, no dia 27 de agosto.

Também como já é habitual nesta sessão, a Câmara Municipal aproveitou para entregar diplomas de agradecimento aos nadadores-salvadores que estiveram em funções durante o verão nas praias do concelho.

Última atualização: 06.11.2013 - 20:10 horas