Enriquecimento curricular rico para as crianças do concelho

22.03.2014

"Aprendi um termo novo
Para a minha ideia divulgar
Ao lançar o meu produto
Um plano de marketing irei projetar,

São tantas as ideias
Agora é só escolher
Entre cartazes e panfletos
Tudo pode acontecer,

Não esquecendo um preço justo
Mas que dê lucro a valer
E brincando às empresas
Estou a aprender a empreender."

Estes versos são cantados pelas crianças dos 3.º e 4.º anos de escolaridade dos estabelecimentos de ensino público do concelho nos ateliês Empreender Criança. Esta atividade resulta de um protocolo assinado entre a Câmara Municipal e a Associação Industrial Portuguesa, sendo que com a mesma se educa para o empreendedorismo, levando os “pequenos empreendedores” a  conceberem  os seus próprios negócios.

Esta é uma das atividades de enriquecimento curricular (AEC) que a Câmara Municipal está a implementar no ano letivo 2013/2014. Para além desta, está também a oferecer aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico de escolas públicas do concelho, inglês, música (ou em alternativa expressão dramática) e atividade física e desportiva, sendo novidade neste particular, este ano letivo, o surf e o andebol. Para além destes desportos, têm ainda sido introduzidos nas AEC’s municipais o rugby e o golfe. A natação continua a ser proporcionada, mas agora como oferta complementar de currículo. De referir, ainda, que as federações portuguesas de andebol e de rugby dinamizaram formações recentemente, em Torres Vedras, destinadas a docentes da área da atividade física de escolas do concelho.

Refira-se também que estão inscritos nas AEC’s proporcionadas pela Câmara Municipal 3077 alunos (o que corresponde a 99,32% das crianças que frequentam o 1.º ciclo do ensino básico público no concelho), sendo que as mesmas envolvem 73 professores.

Última atualização: 17.04.2014 - 15:29 horas