Encontro Nacional da Rede Portuguesa das Cidades Educadoras

04.07.2013

Guta Moura Guedes, Laura Rodrigues e Antònia Hernandez partilharam a mesa do Encontro

Decorreu hoje, no Edifício Paços do Concelho, em Torres Vedras, o Encontro Nacional da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras, que contou com a presença de cerca de 70 representantes de 20 municípios, membros desta Rede, e de várias instituições de educação artística. “A Educação Artística para uma educação de qualidade” serviu de mote à reflexão neste Encontro.

A jornada de trabalho iniciou com a intervenção da vereadora da Educação da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, que deu as boas-vindas aos participantes e explicou as estratégias adotadas pelo município no sentido de desenvolver políticas de educação para todos, de proximidade e de literacia cultural. Neste sentido, deu conta da construção de centros educativos integrados nas freguesias mais rurais do Concelho de Torres Vedras; da existência de 10 serviços pedagógicos municipais (como a Biblioteca, o Museu, o Centro de Educação Ambiental e outros, que no ano letivo 2011/2012 registaram cerca de 30 mil participações); e do estabelecimento de várias parcerias com associações/entidades do concelho que centram a sua atividade em ações de intervenção artística.

Seguiu-se a intervenção de Antònia Hernandez, da Câmara Municipal de Barcelona e Diretora do XIII Congresso Internacional das Cidades Educadoras, que acontecerá entre os dias 13 e 16 de novembro de 2014, em Barcelona, subordinado ao tema “A Cidade Educadora é uma cidade que inclui”. Antònia Hernandez apresentou o programa do encontro internacional do próximo ano e a forma como este está a ser organizado e direcionado para a “cidade criativa, participativa e inclusiva”.

“O papel da educação artística nas Cidades Educadoras” foi o tema abordado por Guta Moura Guedes, presidente da Experimenta Design, que apresentou a sua reflexão acerca do papel mais autónomo que as cidades adquiriram em relação ao contexto da Nação e a necessidade da Cidade Educadora ser uma cidade que leva a educação para a rua, para o espaço que é de todos. Segundo Guta Moura Guedes, a componente cultural/artística, estimuladora da criatividade, tem uma ação de penetração muito mais rápida no nosso processo de apreensão da realidade do que os processos educativos convencionais. Temos também de ser ensinados a interpretar a Arte e a Cultura. É pelo confronto de ideias, pelo que é diferente, que se evolui e constroem estruturas mais inclusivas. “A intervenção pela Arte é facilitadora deste processo”.

Seguiu-se um período de debate, a realização da Assembleia Geral da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras e um passeio pelo Centro Histórico da Cidade de Torres Vedras.

As palavras-chave deste Encontro foram, em forma de súmula: criatividade, participação e inclusão.

O movimento internacional das Cidades Educadoras nasceu em Barcelona, em 1990, pela mão de um grupo de cidades que definiu o objetivo comum de trabalhar conjuntamente em projetos e atividades para melhorarem a qualidade dos seus habitantes. Nesta sequência foi então aprovada a Carta das Cidades Educadoras a qual visa estabelecer permutas, cooperação e avanços no desenvolvimento e implementação de boas práticas educativas. A este movimento juntaram-se entretanto um total de 457 cidades, de 37 países de todo o mundo, entre os quais Portugal, que conta atualmente com a adesão de 48 municípios, incluindo Torres Vedras.

Publicado: 04.07.2013 - 16:40 horas