Efemérides na área da sustentabilidade comemoradas pela Câmara Municipal

26.03.2015

A floresta, “pulmão do planeta”, e a água, líquido essencial para a vida humana, foram, como já se tornou hábito, comemorados pela Câmara Municipal.

Nesse âmbito levou a cabo pelo sexto ano, no ex-karting de Santa Cruz, entre os dias 10 e 20 de março, a Quinzena da Floresta e da Água, sob o tema “Floresta e Rio”, no decorrer da qual 1176 alunos do 1.º ciclo do ensino básico de escolas do concelho tiveram oportunidade de usufruir de ateliês pedagógicos relacionados com a respetiva temática. A iniciativa contou com a parceria da Associação dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras e das empresas Águas do Oeste e Valorsul.

No dia 21 de março (Dia da Árvore/Dia Mundial da Floresta) as atividades centralizaram-se nos Viveiros Municipais, onde cerca de 50 crianças participaram em ateliês lúdico-pedagógicos e cerca de 85 pessoas visitaram este espaço, tendo ainda no mesmo sido distribuídas 1300 plantas. Igualmente nesse dia proporcionaram-se visitas ao quartel dos bombeiros voluntários de Torres Vedras.

Este último conjunto de atividades inseriu-se também na 5.ª Semana da Primavera Biológica.

Igualmente no âmbito do Dia da Árvore procedeu-se, no dia 18 de março, ao início da criação de uma “Montra Florestal” nos Viveiros Municipais, numa ação em que três turmas das escolas básicas do 1.º ciclo das Palhagueiras e da Fonte Grada plantaram espécies florestais e visitaram esse espaço. Essa montra constituir-se-á como uma mostra das várias espécies caraterísticas da floresta portuguesa, a qual será disponibilizada para visitação e estudo.

Ainda no âmbito do Dia da Árvore/Dia Mundial da Floresta, a Câmara Municipal colaborou em diversas iniciativas, nomeadamente numa ação de sensibilização ambiental/melhoramento de espaços verdes no Aeródromo de Santa Cruz, no lançamento do projeto da Horta Pedagógica da Escola Básica do 1.º Ciclo de Torres Vedras e na plantação de árvores no Jardim de Infância da Boavista-Olheiros. Para além disso cedeu 245 plantas a juntas de freguesia do concelho e 435 a outras entidades (Tapada de Mafra, Associação para a Educação de Crianças Inadaptadas de Torres Vedras, escolas básicas dos 2.º e 3.º ciclos da Freiria e de S. Gonçalo, escolas básicas do 1.º ciclo da Ventosa e de Torres Vedras, Jardim de Infância da Boavista-Olheiros, Associação Transforma, Aeroclube de Santa Cruz e Clube de Campismo e Caravanismo de Torres Vedras).

Integrado nas comemorações do Dia da Árvore e do Dia Mundial da Água, e também relacionado com o projeto Rios, teve lugar no dia 21 março, no Centro de Educação Ambiental e no rio Alcabrichel, uma ação sobre peixes de água doce nativos e qualidade das linhas de água do Oeste, a qual foi orientada por Carla Sousa Santos (investigadora do Instituto Superior de Psicologia Aplicada). Nesta atividade os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a variedade de espécies de peixes existentes nas linhas de água da região Oeste e observar a espécie Ruivaco-do-Oeste. Esta ação contou também com a parceria da empresa Águas do Oeste.

Relacionado com esta atividade, de referir que o Aquário Vasco da Gama, o Centro de Biociências do Instituto Superior de Psicologia Aplicada e a Quercus libertaram, no dia 24 de março, no rio Alcabrichel, cerca de dois milhares de ruivacos-do-oeste (Achondrostoma occidentale). A Câmara Municipal e um grupo de alunos do Jardim-Escola João de Deus acompanharam esta ação.

Última atualização: 21.04.2020 - 15:41 horas