Edifício Multisserviços da Câmara Municipal com iluminação mais sustentável

18.09.2015

No âmbito do Plano de Promoção à Eficiência no Consumo de Energia Elétrica (PPEC), o Município procedeu no seu edifício multisserviços à substituição integral de alguns aparelhos de iluminação que se encontravam degradados por equipamentos LED e noutros casos à troca direta de lâmpadas fluorescentes tipo T8 por LED's.

O custo total desta medida é de 58.843 euros (financiado em 30.192 euros pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos). A vida útil esperada para os equipamentos LED é de 40 mil horas.

Esta iniciativa permite uma redução anual de consumos de 126.254 kWh e corresponde a uma poupança de custos anuais estimada em 24.691 euros. O período de retorno do investimento é de 1,16 anos, o que evidência uma excelente rentabilidade do mesmo.

Em termos de emissões poluentes de dióxido de carbono (CO2), prevê-se com esta intervenção uma redução de 15,46 toneladas de emissões de CO2/ano, contribuindo-se assim para o objetivo do Município de aumento da eficiência energética e diminuição dos impactos ambientais.

Esta iniciativa consistiu concretamente nas seguintes ações:

- Substituição integral de aparelhos de iluminação degradados, equipados com duas lâmpadas fluorescentes tubulares T8 de 58W, por novos aparelhos de iluminação LED de 39W, no total de 134 aparelhos;
- Substituição de 1107 lâmpadas fluorescentes tubulares T8 de 18 W por tubo LED de 10 W;
- Substituição de 293 lâmpadas fluorescentes tubulares T8 de 36 W por tubo LED de 14,5 W;
- Substituição de 41 lâmpadas fluorescentes tubulares T8 de 58 W por tubo LED de 23W;
- Substituição de 28 aparelhos de iluminação de emergência de teto com a potência de 8 W por aparelhos LED de 2,8W;
- Substituição de 56 aparelhos de iluminação de emergência de parede com a potência de 8 W por aparelhos LED de 2,8W;
- Substituição de 202 lâmpadas fluorescentes compactas de 18 W por aparelhos LED de 10W.

De referir que esta intervenção está inserida na estratégia do Município de substituição gradual da tecnologia de iluminação menos eficiente por equipamentos LED, em edifícios municipais e na iluminação pública do concelho.

Última atualização: 08.04.2020 - 17:11 horas