Documento de importância histórica adquirido

05.04.2011

Imagem do Tombo do Morgadio de Torres Vedras, instituído por Gomes Soares [de Alarcão]

A Câmara Municipal adquiriu recentemente um documento de significativa importância para o estudo da História local: o Tombo do Morgadio de Torres Vedras, instituído por Gomes Soares [de Alarcão].

Este documento, um manuscrito sobre papel com 85 folhas, que é datado de 6 de dezembro de 1596 e constitui-se como um registo de propriedades (neste caso, do morgadio de Torres Vedras), teve um custo de 1.600 euros em leilão.

De referir que um morgadio representa um conjunto de terras senhoriais constituídas por prédios urbanos e/ou rurais com vínculo familiar, sem possibilidade de ser dividido ou alienado, que se perpetuava por sucessão para o filho primogénito.

Aquele documento descreve os bens do morgadio instituído por Gomes Soares de Albergaria de Melo - (falecido em 1514), alcaide-mor de Torres Vedras, reposteiro-mor e conselheiro de D. Afonso V, D. João II e D. Manuel I -, permitindo assim um melhor conhecimento da família Soares de Alarcão, alcaides de Torres Vedras.

Esta aquisição da Câmara Municipal contribuirá certamente para aprofundar a História do concelho de um período ainda pouco estudado: o século XVI e princípio do século XVII.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Publicado: 22.04.2013 - 18:28 horas