Documentário sobre a comunidade cigana torriense e o valor da integração foi estreado

Imagem da conversa realizada após a exibição do documentário

Ser cigano, o valor da integração foi estreado na tarde do passado dia 17 de março, no Teatro-Cine de Torres Vedras.

Trata-se de um documentário de 55 minutos de duração sobre a comunidade cigana de Torres Vedras e o valor da integração, o qual foi produzido pela Livremeio Produções e contou com a participação da Câmara Municipal.

Segundo refere a sua sinopse, Ser cigano, o valor da integração é “um documentário cigano e não sobre ciganos. As únicas vozes que se ouvem são as de ciganos e ciganas que nos dão uma visão abrangente e plural necessária para melhor entender o ser cigano. É um documentário sem preconceitos que se debruça sobre a situação atual da comunidade cigana de Torres Vedras, onde o valor da integração é uma realidade. É um documento orgânico que apela à tolerância e à convivência pacífica e respeitadora onde caibam as diferenças”.

Após a primeira exibição de Ser cigano, o valor da integração teve lugar uma conversa moderada por Teresa Vieira (da Unidade de Assessoria ao Conselho Diretivo da Agência para a Integração, Migrações e Asilo) em que participaram o realizador do documentário, Carlos Fraga, a vereadora de Desenvolvimento Social da Câmara Municipal, Ana Umbelino, e um dos participantes no documentário, o presidente da Associação Sendas e Pontes, Emanuel Fernandes. Essa conversa incidiu maioritariamente sobre questões abordadas em Ser cigano, o valor da integração, como a dos preconceitos habitualmente associados às pessoas ciganas, a da escolaridade dos elementos das comunidades ciganas, a da importância da liberdade e do respeito pelas tradições e cultura para o sucesso da integração e a da pertinência da consideração nas políticas públicas locais da promoção da integração das comunidades minoritárias.

De referir ainda que o documentário Ser cigano, o valor da integração será brevemente transmitido pela RTP.

Última atualização: 25.03.2024 - 10:45 horas