Docentes do concelho continuam a receber formação no estrangeiro

19.06.2017

O Projeto “Missão Educar – Professores em Ação na Europa”, dinamizado pela Câmara Municipal, prossegue.

Surgiu no âmbito do programa Erasmus+, na vertente de mobilidade de pessoal educativo do ensino escolar, e proporcionará até maio de 2018 a mobilidade de 17 profissionais da área da educação para a realização de cursos/formação em diversos países da Europa, tendo como principal objetivo a introdução de novos conhecimentos, competências, práticas e abordagens nos estabelecimentos escolares do concelho, com níveis educativos entre o ensino pré-escolar e o ensino secundário.

Até ao momento decorreram quatro fluxos de mobilidades no âmbito deste projeto. A primeira foi realizada por um Técnico Superior da Divisão de Educação do Município, que frequentou o curso estruturado “Future Learning with Ipads and Tablets” na Finlândia. O segundo fluxo de mobilidades envolveu três professores dos agrupamentos de escolas Madeira Torres e São Gonçalo que tiveram a oportunidade de realizar uma atividade de Job Shadowing intitulada “Structured Educational Visit to Schools/ Institutes & Training Seminar in Iceland”. Os dois últimos fluxos decorreram em simultâneo, entre os dias 15 e 19 de maio, em Espanha e Itália. Destes fluxos fizeram parte três docentes do Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias, dois do Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira e um do Agrupamento de Escolas de São Gonçalo. Os professores que fizeram parte da atividade de mobilidade em Espanha tiveram oportunidade de conhecer a Metodologia Experimental Escola Nova XXI e Horizonte 2020, enquanto os docentes da mobilidade em Itália realizaram a atividade de Job Shadowing “Special Education / primary school and English”.

A próxima mobilidade do projeto será realizada por um docente do ensino secundário do Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira, que irá realizar o curso estruturado “The best Social Media and Web Solutions for your Classroom”, a decorrer na Irlanda no final deste mês.

De salientar que o projeto “Missão Educar – Professores em Ação na Europa” resulta de um consórcio formado por todos os agrupamentos escolares do concelho, coordenado pelo Município, e surge com o propósito de, coletivamente, criar condições que permitam a melhoria da educação no território do mesmo.

Última atualização: 08.03.2019 - 17:53 horas