“Dinossauros que viveram na nossa terra” tiveram mais de 15 mil visitas

01.10.2014

15.720 visitas foram contabilizadas na exposição “Dinossauros que viveram na nossa terra” que esteve patente no Museu Municipal Leonel Trindade durante cerca de dois anos.

Fruto de uma cooperação entre a Sociedade de História Natural e a Câmara Municipal, esta iniciativa permitiu efetuar um balanço dos primeiros 15 anos de atividade desta associação torriense.

“Dinossauros que viveram na nossa terra” constituiu-se como uma viagem no tempo que permitiu ao público“ver restos de vários grupos de dinossauros, desde carnívoros como o Allosaurus de Cambelas, mas também herbívoros como Stegosaurus, Dacentrurus e os gigantes saurópodes”. Puderam também ser observados nesta mostra“outros grupos de fósseis do Jurássico Superior de Torres Vedras, como restos de peixes, crocodilos, corais e tartarugas, destacando-se destas últimas um exemplar de Selenemys lusitanica, o mais antigo representante do seu grupo conhecida na Europa e escavada na Praia de Santa Rita”.

Esta exposição possibilitou, de resto, entender como era a região de Torres Vedras durante o Jurássico Superior e no Cretácico Inferior, tendo, a partir da geologia deste território, se reconstruído o habitat dos dinossauros que aí viveram.

De referir que das visitas realizadas à exposição, 6.448 foram efetuadas por alunos (integrados em turmas de diversos graus de ensino, aos quais foi proporcionada também uma atividade de exploração pedagógica) e 1.926 por outros visitantes integrados igualmente em grupos organizados.

Recorde-se que é intenção da Câmara Municipal futuramente exibir as descobertas paleontológicas do concelho a título permanente num espaço municipal.

Última atualização: 03.06.2020 - 19:11 horas