Dia Mundial dos Professores comemorado em Torres Vedras

08.10.2014

“Investir no Futuro| Investir nos Professores” foi o mote do conjunto de iniciativas levadas a cabo pela Câmara Municipal para assinalar o Dia Mundial dos Professores (5 de outubro).

Segundo a vereadora da educação da Câmara Municipal, Laura Rodrigues, com esta iniciativa pretendeu-se prestar “homenagem àqueles que investem o seu tempo, paciência e conhecimento na construção dos cidadãos de amanhã”.

A primeira ação no âmbito desta iniciativa aconteceu no dia 3 de outubro com a conferência “Investir no Futuro| Investir nos Professores”, no Teatro-Cine, a qual teve como convidados Santana Castilho (professor coordenador de “Organização e Gestão do Ensino” na Escola Superior de Educação de Santarém e cronista no jornal Público) e Paulo Guinote (professor de História e autor do blogue “A Educação do Meu Umbigo”). Após algumas palavras de reconhecimento a todos os professores, e em especial aos presentes, a vereadora da educação apresentou, numa perspetiva de homenagear e valorizar o empenho e a dedicação à atividade que estes profissionais desempenham, um conjunto de iniciativas que se vão estender pelo ano letivo 014/015, entre elas, a atribuição de um cartão do professor com descontos nas diversas atividades promovidas pelo Município e o lançamento da iniciativa “Professor do Ano – Torres Vedras 2014/015”, cujo objetivo é reconhecer o mérito e prestigiar o papel do professor. Seguiram-se as intervenções dos oradores convidados que abordaram o atual estado do ensino, passando a limpo algumas das medidas que, no entender dos mesmos, têm sido mais nocivas para a escola e têm afetado tragicamente a condição e o desempenho docente. Após as suas reflexões, às quais se seguiu um período de perguntas e respostas, deixaram ainda pistas para melhorias que podem ser efetuadas no futuro.

No dia seguinte, o Edifício dos Paços do Concelho acolheu uma “Conversa com Docentes”, com Jorge Rio Cardoso (professor do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa e técnico superior do Banco de Portugal), que, na apresentação do seu livro “O Professor do Futuro” e numa conversa informal, refletiu e partilhou com os presentes temáticas como a reformulação que o sistema de ensino deve ter de forma a identificar e potenciar as capacidades e talentos dos alunos.

Para descontrair, nessa noite, o Quebra Costas Bar deu as boas vindas aos docentes numa Profs’ Night Out com o seu Gin “Nota 10” e uma viagem ao passado num tributo aos Beatles. Na manhã do dia seguinte, para os mais aventureiros, foi proporcionado um passeio pedestre baseado no PR4 – Rota do Castro Zambujal, que este ano letivo será um dos pontos de referência para as atividades a desenvolver pelos serviços educativos.

Acompanhe estas e outras iniciativas do Município na área da educação no respetivo portal.

Última atualização: 02.06.2020 - 14:49 horas