Dia Mundial da Família comemorado em Torres Vedras com “Brincar de Rua”

16.05.2019

O Dia Mundial da Família foi assinalado em Torres Vedras com um piquenique realizado ontem, dia 15 de maio, ao final da tarde, no Parque Verde da Várzea.

Este parque urbano ganhou vida com brincadeiras que deliciaram "miúdos" e "graúdos", que foram desde o salto à corda e ao elástico, passando pelo jogo da macaca, o jogo do “viking”, os desenhos com giz, os rodopios com arcos até ao futebol. Madeiras deram lugar a grandes construções como castelos, casas e igrejas (e ainda a uma pista de bicicletas!), enquanto o dominó fez sucesso nas mantas estendidas no chão, as bolas de sabão deram cor e um brilho especial ao Parque Verde e as pinhas aqueceram as cozinhas de onde saíram receitas de pequenos e grandes chefs. Quem passou pelo local não ficou, de certo, indiferente à felicidade estampada na cara de filhos e pais que (re)viveram momentos de uma infância feliz.

A atividade foi organizada pelo "Brincar de Rua" (programa da Associação Ludotempo – Associação de Promoção do Brincar que permite que as crianças voltem a brincar na rua, de forma não estruturada e em segurança) em parceria com a Câmara Municipal, tendo contado com a presença de Laura Rodrigues, vice-presidente e vereadora da Educação da Câmara Municipal de Torres Vedras.

Este encontro reuniu 27 famílias e 47 crianças no referido espaço público da Cidade que, todas as quartas-feiras, entre as 17h30 e as 19h30, recebe o Grupo Comunitário do Brincar. Trata-se de um grupo de crianças (máximo 15), com idades entre os 5 e os 12 anos, monitorizado por, pelo menos, dois Guardiões do Brincar (voluntários), que garantem a segurança do mesmo, proporcionando duas horas de brincadeira livre e informal.

A atividade realizada no Dia Mundial da Família teve como objetivo divulgar o programa Brincar de Rua na Cidade, bem como a reafirmação do Grupo Comunitário do Brincar existente e a possibilidade de constituição de novos grupos em Torres Vedras.

Última atualização: 17.05.2019 - 10:49 horas