Dia Internacional dos Museus foi mais uma vez celebrado em Torres Vedras

20.05.2015

O Dia Internacional dos Museus (18 de maio) foi, como já é hábito, assinalado em Torres Vedras.

Nesse âmbito foram proporcionadas no Museu Municipal Leonel Trindade visitas gratuitas às recém-inauguradas exposições neste espaço: “Torres Vedras no caminho de Ceuta. 600 anos - Do Conselho Régio de Torres Vedras... à conquista de Ceuta (1414-1415)" e "Sarmento Rodrigues- Viagem ao Oriente Português".

Também no âmbito da efeméride duas turmas da Escola Básica do 1.º Ciclo e Jardim de Infância da Conquinha (do 3.º ano de escolaridade) participaram numa atividade que se denominou “O que é um Museu”. Nela, os alunos compreenderam que num museu trabalha uma equipa multidisciplinar, que existem no respetivo acervo coleções de peças que são inventariadas e catalogadas de acordo com a sua especialidade, e que para serem incorporadas (inseridas numa coleção) têm de ter um parecer técnico e que somente depois de tratadas e restauradas podem entrar numa exposição.

Recorde-se que o Dia Internacional dos Museus foi criado em 1977 pelo International Council of Museums (ICOM) com o objetivo de promover uma reflexão sobre o papel dos museus junto da sociedade, bem como sobre o seu desenvolvimento.

Última atualização: 17.04.2020 - 15:01 horas