Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

18.04.2012

No dia em que se assinala o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, dia 18 de abril, o Museu Municipal Leonel Trindade abriu as suas portas à celebração deste espaço e da História.

Um dia bastante animado que uniu diferentes gerações em torno de atividades pedagógicas que tiveram como ponto central a temática das Linhas de Torres Vedras, respondendo ao tema geral definido para 2012 "Do património mundial ao património local: proteger e gerir a mudança".

Além da visita à exposição Guerra Peninsular, patente no Museu Municipal, cerca de 95 alunos do 4.º ano das escolas básicas N.º1 de Torres Vedras, A dos Cunhados e Conquinha, assistiram a uma leitura encenada da obra "Um País Silencioso - uma história das Linhas de Torres Vedras", por elementos do Clube Sénior que interpretaram à risca os seus papéis.

No final da leitura encenada as professoras de cada instituição de ensino receberam um exemplar desta obra, para constar da sua Biblioteca Escolar, bem como os seniores responsáveis pelo sucesso da atividade.

Esta foi uma forma interativa de explicar a nossa história/património local aos mais novos através da experiência e saber dos antigos.

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi criado pelo International Council on Monuments and Sites (ICOMOS), a 18 de Abril de 1982 e aprovado pela UNESCO no ano seguinte, com o objetivo de sensibilizar o público para a diversidade e para a vulnerabilidade do património cultural, bem como para o esforço envolvido na sua proteção e conservação.

Publicado: 22.04.2013 - 18:31 horas