Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

29.12.2006

A Câmara Municipal, em parceria com a Associação para a Educação de Crianças Inadaptadas (APECI), o Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias e o Centro de Emprego de Torres Vedras, assinalaram, a 2, 3 e 4 de Dezembro, o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.
O Colóquio “Novo enquadramento legal: que mudanças?”, realizado no dia 2 de Dezembro, no Salão Nobre do Edifício dos Paços do Concelho, foi a primeira acção neste âmbito, tendo visado discutir o novo quadro legal (Lei 46/2006 de 28 de Agosto) e procurado explicitar as suas implicações na melhoria da qualidade de vida dos indivíduos com deficiência.
No dia 3 de Dezembro, na Expotorres, teve lugar um espectáculo intitulado “Juntos pela Diferença”, no decorrer do qual foi apresentado o Coro da APECI, e em que a Tuna da Universidade para a 3ª Idade de Torres Vedras, a Escola de Dança do Clube Artístico e Comercial de Torres Vedras e o grupo “Bué d’Artes” do Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias levaram a cabo, também, apontamentos musicais.
No dia 4 de Dezembro realizou-se, no Edifício dos Paços do Concelho, uma Mesa-Redonda subordinada ao tema “Transição para a vida activa: novas oportunidades”, cujo objectivo foi o de construir uma visão mais enriquecida da realidade concelhia em matéria de inclusão de pessoas portadoras de deficiência no mercado de trabalho. Finda esta acção, inaugurou-se, no Edifício Multi-Serviços da Câmara Municipal, a Exposição “Um Natal Diferente”, constituída por trabalhos elaborados por alunos da APECI, que estiveram patentes para venda até 22 de Dezembro.
Publicado: 22.04.2013 - 18:11 horas