Dia da Árvore e Semana da Primavera Biológica assinalados pela Câmara Municipal

31.03.2017

À semelhança do que tem acontecido nos anos anteriores, a Câmara Municipal associou-se mais uma vez ao Dia da Árvore/Dia Mundial da Floresta e à Semana da Primavera Biológica.

Neste dia (21 de março) foram várias as ações de plantação realizadas: na Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal foram plantadas 36 árvores e 20 arbustos; na EB1/JI da Póvoa de Penafirme foram plantados 47 arbustos e uma árvore, numa ação desenvolvida em parceria com a GNR (Guarda Nacional Republicana), e com a participação de 150 alunos; no Lar de S. José foram plantadas 6 árvores e 6 arbustos, numa ação dinamizada em parceria com a PSP (Polícia de Segurança Pública); no Centro Social Paroquial de Silveira foram plantadas 3 árvores e 20 arbustos, numa ação também em parceria com a GNR; e no Largo de Santo António foi plantada uma árvore a título simbólico com as presenças do presidente da Câmara Municipal, Carlos Bernardes, e do vereador do respetivo pelouro da Câmara Municipal, Hugo Lucas.

Também à semelhança dos anos anteriores, nesse dia foram oferecidas plantas dos Viveiros Municipais no Parque do Choupal, num total de 1300 plantas.

Também no dia 21 de março decorreu no Teatro-Cine duas sessões do espetáculo “O fogo é nosso amigo?”, no qual participaram 352 alunos do 1.º ciclo do ensino básico da EB1/JI da Conquinha, da EB1/JI da Fonte Grada, da EB1 de Matacães, da EB1 de Torres Vedras e da EB1/JI Padre Francisco Soares. Neste espetáculo onde as crianças foram convidadas a participar de forma ativa, pretendeu-se sensibilizá-las para as boas práticas que devem ter com o fogo.

No dia seguinte teve lugar no Auditório Municipal a “Operação Campo Seguro”, a qual se realizou em parceria com a GNR/SEPNA e contou com a presença de 27 pessoas. Nesta sessão de sensibilização a GNR, a ACT (Autoridade para as Condições no Trabalho) e a DGAV (Direção Geral de Agricultura e Veterinária) prestaram esclarecimentos sobre a brucelose, identificação e transporte de animais, acidentes com tratores agrícolas, encaminhamentos de resíduos agrícolas, realização de queimas e conselhos e recomendações para agricultores.

Posteriormente, no dia 26 de março, a Câmara Municipal e o Turres Trail Clube realizaram o “Trail Solidário Floresta Amiga”, constituído por um trail run com aproximadamente 14 km e uma caminhada de cerca de 8 km, com passagem pelo Castro do Zambujal. No âmbito desta iniciativa, em que participaram 70 atletas, 80% do valor das inscrições reverteram para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras, num total de 450€. Foram na ocasião oferecidos 265 pinheiros aos participantes no trail.

De referir ainda que no âmbito destas comemorações teve lugar um workshop intitulado “Ervas aromáticas”, no dia 18 de março, no Centro de Educação Ambiental, no qual foram apresentados os conceitos básicos e cuidados essenciais ao cultivo de ervas aromáticas em pequenos espaços. Esta iniciativa contou com a presença de 30 participantes.

Em conclusão, este conjunto de atividades contou com cerca de 1250 participantes, tendo nas mesmas sido distribuídas e plantadas um total de 1884 árvores e arbustos dos quais 1538 foram cedidos à população e 346 a juntas de freguesia e outras instituições.

Última atualização: 12.03.2019 - 12:31 horas