“Desejo Inspirado” foi tema de desafio de curtas organizado pela Fábrica das Histórias

15.06.2023

Imagem de grupo dos envolvidos no desafio

“Respirar“ foi o tema escolhido pela Fábrica das Histórias - Casa Jaime Umbelino para as suas atividades no ano letivo 2022/2023.

Decorrente dessa escolha, o desafio de curtas-metragens promovido durante o presente ano letivo por aquele serviço municipal intitulou-se “Desejo Inspirado”, tendo o mesmo se destinado a crianças do 1.º ciclo do ensino básico e do ensino pré-escolar, que, por meio dessa atividade, desenvolveram competências nos domínios da escrita criativa, oralidade, ilustração, música e tecnologias de informação e comunicação.

De referir que no recente desafio de curtas-metragens que foi promovido pela Fábrica das Histórias - Casa Jaime Umbelino houve a colaboração do Serviço Pedagógico dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento que, por sua vez, introduziu cinco subtemas relacionados com a sua área de atuação, um para cada curta-metragem a realizar, a ser explorado conjuntamente com o tema principal, nomeadamente: água e alterações climáticas; águas residuais; resíduos & consumo sustentável; lixo marinho; e compostar para reciclar. Associaram-se como parceiros três entidades: Artesãos da Circularidade, Mar à Deriva e Águas do Tejo Atlântico.

Na tarde do dia 3 de junho, teve lugar, no Teatro-Cine, a sessão de apresentação dos trabalhos realizados no âmbito do desafio de curtas-metragens “Desejo Inspirado”, a qual se iniciou com a representação da peça de teatro Do primeiro ao último suspiro, que foi interpretada por alunos do 5.º ao 10.º ano de escolaridade, membros do Clube dos Contadores de Historias da EBI Padre Vítor Melícias.

Seguiu-se a projeção dos trabalhos: Todos juntos conseguimos | Águas e alterações climáticas, apresentado pela Escola Básica da Orjariça (FAROL); O penico da chita Margarida | Águas residuais, apresentado pela Escola Básica Integrada Padre Vítor Melícias; Este lixo é mágico | Compostagem, apresentado pelo Jardim de Infância de Aldeia Grande; Lufi, o Rei do lixo | Lixo marinho, apresentado pela Escola Básica de São Pedro da Cadeira; e Vamos pintar o planeta | Resíduos e consumo sustentável, apresentado pela Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras.

No final da sessão foi apresentada uma curta-metragem sobre o trabalho desenvolvido durante o ano letivo no âmbito do desafio de curtas-metragens da Fábrica das Histórias - Casa Jaime Umbelino, realizada por alunos do 11.º ano de escolaridade (área de Multimédia), da Escola Secundária Henriques Nogueira.

As curtas-metragens do desafio “Desejo Inspirado” podem ser visionadas na Fábrica das Histórias - Casa Jaime Umbelino até 29 de julho.

Última atualização: 16.06.2023 - 10:55 horas