Curso de Monitores do Projeto "Rios" teve lugar no concelho

23.04.2014

Entre os dias 11 e 12 de abril o concelho recebeu um Curso de Monitores do Projeto Rios.

Este curso, importante para a disseminação do Projeto Rios no concelho, foi organizado pela Câmara Municipal e pela empresa Águas do Oeste (coordenadora regional do projeto).

O Projeto Rios visa a participação social na conservação dos espaços fluviais, procurando acompanhar os objetivos apresentados na Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Tem como principal objetivo implementar um plano de adoção e monitorização de 500 metros de um troço de um rio ou ribeira, de modo a promover a sensibilização da sociedade civil para os problemas e a necessidade de proteção e valorização dos sistemas ribeirinhos. O público-alvo deste projeto é o mais alargado possível: escolas (todos os níveis de ensino), empresas, grupos de escuteiros, associações/grupos culturais, lares/centros de dia, grupos de amigos, famílias e população em geral.

O curso de monitores dividiu-se pelos dois dias, sempre com uma abordagem teórica e prática (saídas de campo). A parte teórica aconteceu no Centro de Educação Ambiental e nas saídas de campo foram estudadas duas linhas de águas do concelho: a ribeira da Conquinha (no Parque Verde da Várzea) e o Rio Sizandro (troço junto ao Parque Verde da Ponte, na Ponte do Rol).

Os grupos do concelho inscritos, ou que tenham intenção de se inscrever, contam com o apoio logístico, técnico, científico e material prestado pelo Município e pela empresa Águas do Oeste.

Mais informações: http://www.projectorios.org/

Última atualização: 04.05.2020 - 15:14 horas