Costa de Torres Vedras, um destino turístico de qualidade

27.06.2011

Imagem da cerimónia do hastear da bandeira do "Quality Coast" e da Bandeira Azul na Praia Formosa

A costa do concelho é cada vez mais reconhecida como um destino turístico de excelente qualidade.

A atestar este facto foram recentemente atribuídos mais uma vez vários tipos de distinção à mesma.

Um desses foi o galardão do projeto Quality Coast, o qual comprova que toda a área concelhia, mas enquanto zona costeira, apresenta um desempenho sustentável excelente, sendo por isso uma referência no domínio do turismo sustentável. Recorde-se que o concelho hasteia desde 2009 a bandeira do Quality Coast, tendo sido um dos primeiros territórios nacionais a exibir este galardão de abrangência europeia. Este ano, como novidade, foi atribuído ao Município a distinção de ouro do Quality Coast, relativamente às áreas de ambiente e de identidade. Além disso, o concelho integra o “Top 50 dos destinos Quality Coast do Sul da Europa 2011”, estando assim na lista dos destinos internacionais costeiros mais atrativos para os turistas interessados em “Natureza e património cultural, identidade local e ambiente”.

Outro tipo de distinção que a costa do concelho exibe é as bandeiras azuis, que foram atribuídas às praias Azul, de Santa Cruz - Centro, Formosa, do Mirante, do Navio, de Santa Helena, de Santa Rita - Norte e de Santa Rita - Sul. Este galardão afere a qualidade das zonas balneares em domínios como a informação e educação ambiental, a qualidade da água, a gestão ambiental e equipamentos e a segurança e serviços. De salientar que a Câmara Municipal recebeu este ano um diploma alusivo aos 15 anos consecutivos em que praias do concelho hasteiam a Bandeira Azul.

Simbolicamente os dois referidos galardões foram hasteados no dia 24 de junho, na Praia Formosa.

Por outro lado ainda, foram atribuídas às praias de Santa Helena, de Santa Cruz -Centro, do Navio, de Santa Rita - Norte e de Santa Rita - Sul as bandeiras do projeto Praia Acessível, Praia para Todos!, as quais atestam a existência de condições para se acolher utentes com mobilidade condicionada.

De referir, também, que a Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza atribuiu, recentemente, a qualidade de ouro a 10 praias do concelho: da Vigia, Azul, de Santa Cruz - Centro, da Física, Formosa, do Mirante, do Navio, do Pisão, de Santa Rita – Norte e de Santa Rita - Sul. Esta distinção coube a praias portuguesas que apresentaram qualidade de água boa entre 2006 e 2009 e excelente em 2010, segundo dados do Instituto da Água. De realçar que Torres Vedras é o quarto concelho com mais praias com qualidade de ouro.

Refira-se, ainda, que a Câmara Municipal está a garantir mais uma vez o funcionamento de uma viatura de patrulhamento da respetiva costa, que alberga dois nadadores-salvadores e meios de socorro, com vista a reforçar a segurança dos banhistas na mesma; e levou a cabo recentemente algumas intervenções na zona balnear do concelho: instalou-se um passadiço que liga as praias de Santa Rita - Norte e Santa Rita - Sul; melhorou-se o espaço para estacionamento na Praia do Navio; construiu-se uma ponte na Praia da Foz; criou-se uma zona de estacionamento para indivíduos com mobilidade condicionada em Santa Rita – Sul; colocou-se um acesso para estes indivíduos no apoio da Praia Azul e procedeu-se ao arranjo de uma zona verde próxima do mesmo; efetuaram-se arranjos diversos na Praia Formosa; repararam-se vedações em Santa Cruz, na Praia Azul e na Assenta; instalou-se sinalização de perigo perto de arribas em risco de derrocada; e reabilitou-se o acesso a diversas praias.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Publicado: 22.04.2013 - 18:28 horas